Pular para o conteúdo principal

COLETA DE ÓLEO DE COZINHA USADO EM VARGINHA


A reunião sobre a coleta de óleo de cozinha usado, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente de Varginha, no Sul de Minas, na última quinta-feira, 21,  teve saldo positivo. 

A avaliação é dos participantes que decidiram os próximos passos a serem adotados. Entre as medidas, o empresário e diretor da Companhia Reciclagem Óleo Usado (CROU), Paulo Mujano deverá permanecer em Varginha por três dias na nesta semana para avançar nas negociações. 

Entre os compromissos já agendados, Mujano vai ter uma reunião com representantes do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (Sehav) que tem como presidente André Yuki Yoshikai que esteve no encontro desta quinta-feira com outro integrante do Sehav, Rafael Nogueira.

Nesta semana o secretário de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira, vai apresentar a sugestão dos 10 locais que poderão receber os ecopontos que são os recipientes onde a população poderá fazer o descarte do óleo em garrafas pet. As escolas deverão ser parceiras efetivas da coleta. 

A representante da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Josiane Sério Veiga Lima Félix, coordenadora pedagógica do 6º ao 9º ano, apresentou sugestões para incentivar a coleta como a elaboração de uma tabela de pontuação que determinará os prêmios que as escolas receberão como bolas e instrumentos musicais de acordo com o volume de óleo coletado.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) já coleta óleo de cozinha usado.

 “Temos duas bombonas cheias que já podem ser retiradas”, afirmou o presidente Judas Tadeu Ladeira. Já o vereador Joãozinho Enfermeiro explicou que está elaborando um projeto de lei para incentivar ainda mais a coleta do óleo e a consequente preservação ambiental.

Giovana Lima, gestora ambiental da CROU, ressaltou que estão previstas campanhas de conscientização para demonstração com transparência do volume que a população está deixando de poluir o meio ambiente, lembrando que um litro de óleo de cozinha é capaz de contaminar cerca de 20.000 litros de água.

Na oportunidade Mujano apresentou os dois funcionários que já estão trabalhando em Varginha: Leandro Arthur Gustavo e Paulo Eduardo Pinto e anunciou que o Voluntariado Vida Viva receberá pelo óleo dos estabelecimentos comerciais que optarem pela ação social.

Também participaram da reunião, os representantes da Aimorés (associação independente de moradores responsáveis, que desenvolve trabalho social com crianças no bairro Centenário ), o presidente Antonio Wydher Lopes e, André Wyver  Lopes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...