Pular para o conteúdo principal

CURSO DE ENGENHARIA AERONÁUTICA DA UNIFEI COM NOTA CINCO 5 NO MEC FORMA PRIMEIRA TURMA

Parceria entre a universidade federal e a indústria de helicópteros Helibras possibilitou atividades extras para alunos e professores e contribuiu para obtenção do reconhecimento do Ministério da Educação


O curso de graduação de Engenharia Mecânica Aeronáutica da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), criado a partir da necessidade de mão de obra especializada na indústria aeronáutica, formou sua primeira turma em dezembro último com reconhecimento máximo do Ministério da Educação. 

Iniciado em 2011, o curso obteve nota 5 na avaliação do MEC no ano passado, resultado para o qual contribuiu uma parceria entre a universidade e a industria de helicópteros Helibras, com sede em Itajubá, no Sul de Minas.

Para a atribuição da nota, foram avaliados três aspectos: a organização didático-pedagógica, a formação do corpo docente e a estrutura física do curso. 

Por meio de atividades complementares proporcionadas pela parceria, a Helibras esteve envolvida nos itens avaliados. 

Para a formação do corpo docente, por exemplo, professores da Universidade visitaram a Airbus Helicopters, na França, para treinamentos sobre sistemas de helicópteros, como o Health and Usage Monitoring System (HUMS), que posteriormente seria estudado pelos alunos nas aulas do curso.

Ao longo do curso, a empresa promoveu também a primeira edição do Helidesign, concurso de aeromodelos de helicópteros no qual os estudantes de Engenharia Mecânica Aeronáutica e de outras disciplinas da UNIFEI eram desafiados a criar um protótipo que atendesse a especificações propostas pela empresa, colocando em prática os ensinamentos aprendidos em aula.

Com relação à estrutura física, a UNIFEI está construindo um laboratório de pesquisa e desenvolvimento para o curso, que já conta com peças e equipamentos doados pela Helibras, entre os quais a capota e a fuselagem de modelos da marca, uma impressora 3D para a criação de peças aeronáuticas e um motor de helicóptero para estudos.

A parceria não é unilateral. A Helibras também recebe, em contrapartida, acesso a atividades de atualização com os professores da Universidade, como um treinamento ministrado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Ancelotti sobre materiais compostos utilizados na aviação.

“É uma troca muito importante e benéfica para todo o setor. Os alunos estão se capacitando para atender às necessidades reais da indústria aeronáutica, setor moderno e atento às inovações, e nós estamos em contato com os métodos e estudos mais recentes promovidos pela instituição acadêmica”, ressalta Fernanda Salomon, analista de inovação da Helibras.

A turma que se formou no final de 2015 também contou com alunos participantes do programa do governo federal Ciência sem Fronteiras, que por intermédio da empresa puderam estagiar em unidades do Airbus Group na França e na Alemanha.
com Gabriela Dias - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...