Pular para o conteúdo principal

MINISTÉRIO PÚBLICO DETERMINA APREENSÃO DE CÃES EM RESIDÊNCIA DE PASSOS

A apreensão foi ordenada pelo Ministério Público, após os donos dos animais não terem atendido à notificação da Vigilância

Cinco cães ficarão no canil, até decisão final do Ministério Público

O Canil Municipal de Passos, no Sul de Minas, apreendeu cinco cães, de um total de sete, que viviam em uma casa no centro da cidade. 

Os animais estariam sendo criados em situação precária, num espaço de apenas três metros quadrados, e, numa ação conjunta entre a Saúde Coletiva, Ministério Público e Polícia Militar, foram levados para o canil.

A apreensão se deu após vizinhos fazerem denúncias no setor de Vigilância Ambiental do Departamento de Saúde Coletiva. Na primeira visita dos agentes, em novembro de 2015, havia 13 cães na residência, segundo o diretor de Saúde Coletiva, Michael Silveira Reis. 

A inspeção concluiu que os animais estavam morando num ambiente muito apertado, insalubre e mal cheiroso e notificou os responsáveis para se adequarem às condições sanitárias.O caso foi remetido para o Ministério Público, que determinou nova inspeção e apreensão dos cães, se a situação permanecesse a mesma. 

Segundo Michael Reis, dos 13 cães, restavam sete, porque seis haviam sido doados para outras pessoas, mas o restante continuava vivendo em condições degradantes e foram apreendidos.A moradora foi convidada para acompanhá-los ao canil, para verificar como eles seriam mantidos sob custódia. 

“Ela foi até o canil para ver onde os cães iriam ficar e concordou com as condições das baias”, disse o diretor, informando que os animais poderão ser devolvidos para a responsável pelos animais, porque ela terá um prazo para comprovar junto ao Ministério Público ter se adequado às boas normas de criação de animais domésticos.

O diretor de Saúde Coletiva, Michael Silveira Reis, explica que o Código de Postura do Município não especifica a quantidade de cães que cada pessoa pode criar dentro do perímetro urbano, porém, exige que os donos tomem os cuidados necessários para que eles tenham as devidas condições de higiene e não causem perturbação aos vizinhos.

Michael Reis explica ainda que o Código de Saúde Sanitária está sendo reestruturado para que os moradores tenham plena consciência das penalidades que podem sofrer, caso não cuidem corretamente dos seus cães ou permitam que eles causem transtornos aos vizinhos. 

O código está em fase de análise jurídica. Depois será encaminhado para aprovação na Câmara de Vereadores.

Quem quiser ou esteja criando animais domésticos em casa em quantidade acima do normal, como cães e gatos, deve pedir orientações na Vigilância Ambiental  para não infringir as normas ambientais e não incomodar os vizinhos. 

Se forem animais da fauna silvestre, a pessoa deve procurar a Polícia Militar de Meio Ambiente, porque estes só podem ser mantidos em cativeiro sob autorização do Ibama.

Casos semelhantes de incômodos com animais domésticos podem ser denunciados na Vigilância Ambiental, pelo telefone (35) 3522-5046.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...