Pular para o conteúdo principal

SAMU MACRO SUL COMPLETA UM ANO DE ATIVIDADES BENEFICIANDO 152 CIDADES

Serviço atende aproximadamente 2,7 milhões de pessoas e constitui o maior Samu do Brasil em atendimento e número de municípios

Secretário de Governo, Odair Cunha; então ministro da Saúde, Arthur Chioro; presidente do Conselho Diretor do Cissul e prefeito de Monte Sião, João Paulo Ribeiro; secretário de Saúde, Fausto Pereira; e o governador Fernando Pimentel durante a inauguração do Samu Macro Sul

No próximo domingo, 31, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) da Macro Região Sul de Minas Gerais completa um ano da inauguração. 

O serviço, que beneficia 152 cidades que compõem a macrorregião, atende aproximadamente 2,7 milhões de pessoas e constitui o maior Samu do Brasil em termos de atendimento, número de municípios e bases. 

Em comemoração à data, será realizada, hoje sexta-feira, 29, às 16h, uma solenidade no Hotel Podium, em Varginha. Para o governador do Estado, Fernando Pimentel (PT), a inauguração do serviço de urgência e emergência representou um grande avanço para a Saúde no Sul do Estado. 

“O Samu é muito mais do que um serviço de ambulâncias. Ele tem um papel importantíssimo, porque tem salvado vidas ao longo da sua existência”, destacou.

Um dos maiores apoiadores da criação do Samu Macro Sul, o secretário de Estado de Governo Odair Cunha (PT) ressalta a importância do serviço para a região. 

“A implantação do Samu foi uma importante conquista para o Sul de Minas, que vem contribuindo efetivamente para salvar vidas. Tivemos a alegria de apoiar e lutar intensamente pela criação do Samu na região. Vale ressaltar, ainda, a sensibilidade do governador Fernando Pimentel, que, em apenas um mês a frente da administração estadual e em um gesto de carinho com a população do Sul, deu aval positivo para o funcionamento do serviço”, afirma.

Manutenção
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassa, mensalmente, R$ 2, 6 milhões para mantê-lo em funcionamento. 

O Samu Macro Sul possui sua sede – Central Operativa – no município de Varginha e atualmente conta com 34 bases descentralizadas na região, que realizam atendimentos de Urgência e Emergência por intermédio das 43 ambulâncias do serviço – 34 de suporte básico e 9 de suporte avançado, com estrutura de UTI.

Gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região Sul de Minas (Cissul), o Samu é um dos componentes da Rede de Urgência e Emergência da Macro Região Sul, contando com 28 hospitais credenciados. 

O Conselho Diretor é presidido pelo prefeito do município de Monte Sião, João Paulo Ribeiro (PT).

O primeiro ano
Atualmente, o Samu da Macro Região Sul conta com 593 profissionais trabalhando nas bases e Central Operativa. Neste primeiro ano de funcionamento foi levantado um número de aproximadamente 370 mil ligações ao serviço.  

As Unidades de Suporte Básico (USBs) realizaram mais de 87% dos atendimentos, enquanto as Unidades de Suporte Avançado (USAs) totalizaram um percentual superior a 12% dos atendimentos.

As causas que mais demandaram atendimento por meio das Unidades foram as clínicas e traumáticas, seguidas, respectivamente, pelas obstétricas, pediátricas e psiquiátricas. Destas causas, a que mais demandou suporte avançado foi a pediátrica. 

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) realizou, durante o primeiro ano, treinamentos com os profissionais das 34 bases descentralizadas, incluindo condutores socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

De acordo com o Secretário Executivo do Cissul/Samu, Jovane Ernesto Constantine, “com o início do serviço, os casos com risco iminente de morte passaram a ser referenciados com maior agilidade, principalmente onde a assistência e o suporte à saúde são menores”. Para Jovane, a adaptação é um processo natural e, após os seis primeiros meses de funcionamento, o reconhecimento por parte dos municípios foi ainda mais efetivo.

Conscientização
Entre os projetos desenvolvidos pelo NEP está o “Samuzinho”, com foco nas escolas públicas e privadas. 

Ele visa conscientizar crianças de 7 a 15 anos sobre a importância do Samu, além de alertar para o perigo dos trotes e orientar sobre primeiros socorros básicos. 

Das 370 mil ligações ao serviço; 17% foram trotes. Para a coordenadora do NEP, Kátia Ferreira, “o retorno dos treinamentos oferecidos pelo NEP é muito ativo, principalmente por parte das equipes de Atenção Básica, que passam a ter um contato mais estreito com a Urgência e Emergência”. 

Para 2016, outro projeto será capacitar Prontos Socorros e UTIs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...