Pular para o conteúdo principal

A PRIMEIRA VEZ LONGE DE CASA


Maria saiu de casa aos 17 anos. Apesar da pouca idade e do receio dos pais, eles tiveram que aceitar que a filha fosse para uma cidade a quilômetros de distância. 

Afinal, a causa da mudança era nobre: a aprovação na Universidade Federal de São João del-Rei. Ela se mudou para uma nova cidade totalmente desconhecida para estudar. 

Maria é uma entre os muitos estudantes que vem das mais diversas partes do país para fazer faculdade em São João. Sua história se repete várias vezes e pode, inclusive, ser também a sua história.

Chegar em uma cidade totalmente nova, com diferentes ruas e configurações sociais, morar longe da família e começar uma nova rotina de estudos pode constituir um difícil período de adaptação. 

Lucas Almeida, aluno do terceiro período do curso de Jornalismo, vivenciou essa fase de mudanças e desconhecimento quando veio de Passa Quatro, no Sul de Minas, para cá. Por essa vivência, decidiu, em conjunto com colegas de classe, elaborar o Guia do Calouro - UFSJ. A revista, disponibilizada on-line, foi realizada para a disciplina Planejamento Visual Gráfico. 

“A gente podia escolher o tema, e decidimos tratar de algo que fosse mais próximo da nossa realidade, que fosse ajudar os novos estudantes que estão chegando”, explica.

Lucas teve ao seu lado uma equipe com mais dois amigos e a orientação da professora Alessandra de Falco para elaborar o conteúdo, diagramar e fazer as fotos do produto. 

Dentro da revista, tem um pouco sobre a história da Universidade, os campi, algumas opções acadêmicas, utilidades como transporte e endereços de farmácias, supermercados e barzinhos, além de opções de passeios turísticos. 

Tudo com o intuito de simplificar a vida dos que vieram de longe e ainda não se habituaram às particularidades das charmosas ruelas históricas de São João.

”Quando eu vim pra cá, fiquei um tempo só comendo coxinha, porque não sabia onde comprar nada”, comenta Thales Santos, aluno da Engenharia de Produção. 

As facilidades do Guia podem preservar os novatos deste tipo de imprevisto e ser também um conforto para quem acaba de deixar a família e se sente perdido das mais diversas formas. 

“É uma grande facilidade na vida dos calouros, porque quando a gente não conhece nada aqui fica um pouco confuso no início”, comenta Olavo Alvim, da Engenharia Mecânica, lembrando de seu tempo de calouro.

Quem ainda estiver meio perdido pode se orientar acessando o Guia do Calouro - UFSJ aqui. 
da assessoria - UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...