Pular para o conteúdo principal

CAMPUS VARGINHA DA UNIFAL RECEBE EXPOSIÇÃO "NO LONGE DOS GERAES" DO ILUSTRADOR NELSON CRUZ

Obras retratam os caminhos de Guimarães Rosa em “Grande Sertão: Veredas”


Desde a última quinta-feira, 18, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), recebe a exposição “No Longe dos Gerais” do ilustrador mineiro Nelson Cruz. 

As obras, que retratam os caminhos percorridos por Guimarães Rosa em “Grande Sertão: Veredas”, podem ser vistas até o dia 3 de março, de 9h às 20h, no Hall do Prédio “D” no campus da UNIFAL-MG em Varginha, no Sul de Minas. A visitação é gratuita e livre para todos os públicos.

As ilustrações constam do livro “No Longe dos Gerais” lançado por Nelson Cruz em 2004. Para transpor suas percepções em texto e imagem, o ilustrador mineiro percorreu o mesmo trajeto de Guimarães Rosa. 

As reproduções foram desenvolvidas pela Universidade Federal de São João del-Rei para a programação do 19º Inverno Cultural de UFSJ, marcando os cinquenta anos de publicação de “Grande Sertão: veredas”.

A  exposição “No Longe dos Gerais” integra o projeto “Corredor Cultural” da regional sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex Sudeste). 

A iniciativa reúne 17 instituições de ensino públicas da região sudeste e propõe uma ampla circulação de exposições e mostras, peças teatrais, oficinas, debates e shows musicais.

De acordo com Ivanei Salgado, coordenador de cultura da UNIFAL-MG, o projeto Corredor Cultural mostra a importância da articulação entre as instituições de ensino públicas para promoção da cultura no país. 

“Esse projeto piloto propõe a circulação de produtos culturais universitários em diversas cidades da região sudeste. Portanto, em 2016, outras atividades serão realizadas nos campi da UNIFAL-MG em Varginha, Alfenas e Poços de Caldas”, ressalta.

Segundo o coordenador de cultura da UNIFAL que também é o diretor de produção do Corredor Cultural do Forproex Sudeste, as primeiras bases da criação do projeto foram lançadas durante a criação do consórcio de universidades mineiras em 2010. 

No entanto, como a proposta da “Superuniversidade” não foi implementada, as articulações para criação do projeto foram retomadas em 2013 durante o seminário Mais Cultura nas Universidades, realizado pelo Ministério da Cultura em Salvador, na Bahia pelo Forproex. 

“O assunto foi colocado em pauta em uma conversa informal entre representantes de algumas instituições mineiras. Depois de algum tempo, entrou na pauta do Forproex”, explica Ivanei Salgado.

No ano passado, a UNIFAL-MG recebeu as exposições “América Latina: Nação Cultura” do fotógrafo Kleos Jr e “Instantes em Instagram” de Marcius Vinicius Barcelos pelo Corredor Cultural, disponibilizadas, respectivamente pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).  

As exposições integraram a programação do FAISCA (Festival de Artes e Interações Socioculturais). Em Varginha, a exposição “No Longe dos Gerais” é organizada pelo projeto de extensão “Cultura UNIFAL, Campus Varginha”, coordenado por Eduardo Vieira.

Informações sobre visitação podem ser obtidas pelo telefone (35) 3219-8631 ou pelo e-mail: eduardo.viera@unifal-mg.edu.br .
por Ivanei Salgado - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...