Pular para o conteúdo principal

DECRETADA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM ALFENAS


O prefeito de Alfenas, no Sul de Minas, Maurílio Peloso (PTB), decretou Situação de Emergência no município em função dos danos causados pela forte chuva ocorrida no domingo, 21. Esse decreto entra em vigor na data de hoje e deve vigorar por um prazo máximo de 180 dias.

A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 22, e contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Décio Paulino da Costa; do coordenador de Governo, Luiz Marcos Leite Moraes; do secretário de Defesa Social, Leonardo Miranda; do chefe da Defesa Civil do Município, Marcelo Pereira Lopes da Cruz; do procurador do Município, Adauto de Oliveira e do deputado estadual Emidinho Madeira (PTdoB).

Maurílio destacou que, para enfrentar a situação resultante do temporal de domingo, o município fez levantamento de dados junto à Defesa Civil da Secretaria Municipal de Defesa Social e demais secretarias municipais. 

Esse conjunto de informações levou à conclusão da necessidade do Decreto nº 1598, que declarou Situação de Emergência.

“Ainda não há possibilidade de dimensionarmos, o impacto de tudo o que foi deteriorado com essas chuvas, mas todos os servidores, especialmente das secretarias de obras, de meio ambiente e da defesa civil estão em diligências desde a tarde de domingo para sabermos o que realmente foi deteriorado: desde a pavimentação asfáltica, pontes, praças, estradas rurais, a equipamentos e prédios públicos que tiveram muitos impactos”, salientou o prefeito.

As chuvas começaram por volta das 15h30, com granizo e fortes rajadas de vento. Houve queda de várias árvores em cima de telhados e veículos, em diversos pontos da cidade. O vento destelhou inúmeras casas, causou danos generalizados na rede elétrica e queda do muro do cemitério municipal. Vários bairros ficaram sem energia elétrica.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Leonardo Miranda, a Polícia Militar registrou mais de 70 chamados da Defesa Civil e os bombeiros receberam mais de 30 chamados.

Uma unidade de saúde que fica na Praça Augusto Valadão, no bairro Chapada, está interditada devido à queda de uma árvore que obstruiu o prédio. 

Além disso o Centro de Distribuição de Medicamentos (CDM) e o Centro de Atenção a Doenças Crônicas  (Cadoc) não funcionam no período da manhã, devido a limpeza a ser realizada depois dos alagamentos. 

Os PSFs do Jardim Nova América e de Gaspar Lopes, também não funcionam no período da manhã. Houve uma vítima fatal, uma mulher que estava em uma residência na rua Benjamin Constant que foi eletrocutada e um homem que foi levado em estado grave pelo mesmo motivo, ao Hospital Alzira Velano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...