Pular para o conteúdo principal

PARCERIA INTERNACIONAL

UFLA é a primeira instituição fora da França a formalizar uma parceria com o Vedecom

Professor Arthur de Miranda em apresentação no Techno Park, em Campinas, em agosto do ano passado. 

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) irá oficializar, na próxima segunda-feira, 29, uma parceria internacional com o instituto francês Vedecom. 

Às 14h30, no Salão dos Conselhos, prédio da Reitoria, será assinado o protocolo de intenções que formaliza a conjunção de esforços entre as instituições para o desenvolvimento de projetos ligados à Ecomobilidade.

Essa parceria envolve, por exemplo, veículos elétricos, autônomos e conectados à infraestrutura urbana. Diante dos desafios crescentes impostos pela rotina urbana contemporânea, o trabalho buscará soluções para a segurança, eficiência e sustentabilidade do trânsito do futuro.

A parceria inclui também o parque tecnológico Techno Park Campinas, com o qual será assinado protocolo de intenções no próximo dia 3 de março, em Campinas, no interior de São Paulo. 

As celebrações são o ponto de partida para a criação do Instituto Brasileiro de Ecomobilidade (Ibem), que já iniciará suas atividades em interação com a Indústria e apoio do Grupo PSA Peugeout/Citröen e da Companhia Dpaschoal de Participações.

A UFLA abrigará um dos polos do Ibem, que terá sede em Campinas. Trata-se de uma estrutura público-privada que adaptará as pesquisas da área de mobilidade e transporte à realidade brasileira (com base na experiência francesa do Vedecom), somando competências da academia e da indústria do país, de forma a criar tecnologias, desenvolver pesquisas de ruptura, gerando uma competência de alto nível na área da ecomobilidade.

Durante o evento do dia 29, o professor do Departamento de Engenharia (DEG) Arthur de Miranda Neto, que coordena a iniciativa na UFLA, apresentará para os visitantes o projeto de pista de testes para veículos e tratores inteligentes (a ser estruturada na universidade) e que atualmente está sendo desenvolvido com a participação de professores e pesquisadores.






As estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o condutor é responsável, direta ou indiretamente, por 90% dos acidentes de trânsito. 

Uma boa forma de eliminar esse fator de risco e investir em soluções ambientalmente corretas é o trabalho com pesquisas voltadas à mobilidade sustentável e autônoma, que podem, por exemplo, tornar realidade a utilização de veículos capazes de percorrer uma rota pré-definida sem a contínua supervisão do condutor e em integração com a infraestrutura de trânsito da cidade. 

São inovações que oferecem novas possibilidades também a grupos específicos da população, como idosos e pessoas com deficiência.  Para trabalhar com esses temas, foi estruturado em 2014 na UFLA o Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT), que representará a UFLA no Ibem.

Presenças na cerimônia
Além de autoridades da UFLA, estarão presentes durante a assinatura do protocolo de intenções o diretor-geral do Instituto Vedecom, Antoine Meullender; o diretor científico do Instituto, professor Victor Etgens; o gerente de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Peugeot no Brasil, Emmanuel Hédouin; e a adida de Cooperação e Ação Cultural da França no Brasil,  Christine Masson.

Vedecom
Com atividades iniciadas na França em 2014, o Vedecom (Vehicule Decarbone et Communicant et de as Mobilité) é uma fundação da universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines. 

Trata-se de uma parceria público-privada ligada à indústria e relacionada com a mobilidade verde, associando mais de 46 atores dos diferentes setores da indústria automotiva, fabricantes de equipamentos, escolas e universidades, atores do setor de serviços da mobilidade e governos federal, estadual e municipal na França. 

É com base nessa experiência que será estruturado no Brasil o Ibem. A UFLA é a primeira instituição fora da França a formalizar uma parceria com o Vedecom.
com Ana Eliza Alvim - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...