Pular para o conteúdo principal

ALUNOS CRIAM APLICATIVO PARA REGISTRAR E MAPEAR FOCOS DE DENGUE E PROBLEMAS URBANOS

Aplicativo DeOlho disponibiliza mapa com a localização de fotos de possíveis focos de dengue, lixo e problemas urbanos tiradas por usuários 

Focados em desenvolver mecanismo para a luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus da dengue, zika e chikungunya, seis alunos do curso de Engenharia Computacional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão “DeOlho”. 

A expressão é o nome do aplicativo gratuito desenvolvido por eles, que permite à população de qualquer cidade registrar e visualizar por meio de mapa possíveis focos do mosquito, descarte incorreto de lixo e problemas urbanos.

Os usuários visualizam de maneira rápida e dinâmica um mapa, identificando onde estão espalhados os focos denunciados. Recém-lançado, o aplicativo conta com 17 registros em Juiz de Fora, Santos Dumont, Varginha, São Paulo, Rio de Janeiro e Belém. 

Em Juiz de Fora, usuários mostram fotos de buracos em calçadas, lixo espalhado na Praça da Estação, no Centro, e calçada sem capina. 

No Rio de Janeiro, um morador aponta como foco de dengue um terreno com estruturas aparentemente abandonadas.

No mercado on-line, existem aplicativos semelhantes ao que foi desenvolvido. Entretanto, o diferencial do “DeOlho” é a praticidade de não exigir cadastro. 

Basta acessar, escolher uma das três categorias disponíveis (lixo, foco de dengue ou problemas urbanos), tirar a foto e compartilhar a localização no aparelho para registrar a reclamação. O aplicativo garante o anonimato do usuário. 

 O “DeOlho” objetiva ser um canal entre a população e as instâncias de representação urbana. Um dos criadores do aplicativo, o estudante João Gabriel Silva Marra, reforça que o objetivo futuro é que os registros sejam enviados aos órgãos responsáveis. 

O site do aplicativo também pretende se tornar um fórum de discussão, em que os usuários tenham a oportunidade de opinar e relatar como resolveram seus problemas.

A ideia de criar o aplicativo partiu da percepção do grupo sobre a página Juiz de Fora da Depressão, popular no Facebook, em que moradores da cidade comumente relatam problemas urbanos e infrações do dia a dia. 

Os estudantes decidiram então concentrar essas informações em uma única plataforma, para que, a longo prazo, torne-se efetiva junto aos órgãos públicos.

Combate à dengue na UFJF
Além de poder fazer o alerta pelo aplicativo, o usuário que desejar informar sobre possíveis focos na UFJF pode também ligar para a Pró-reitoria de Infraestrutura, que disponibiliza o telefone (32) 2102-3709 para receber informações, como parte das iniciativas de combate à dengue no campus.

O aplicativo DeOlho está disponível para download no Google Play.

Outras informações: contato@deolho.xyz
da assessoria 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...