Pular para o conteúdo principal

COM MEDALHAS DE OURO, PRATA E BRONZE, VÔLEI LIGA JUIZ DE FORA AOS JOGOS OLÍMPICOS

Atleta juiz-forano André Nascimento é uma das estrelas do vôlei brasileiro

O laço entre Juiz de Fora e as Olimpíadas chegará em seu ápice no dia da passagem da Tocha Olímpica pelo solo juiz-forano, em 15 de maio. 

A ligação da cidade com os Jogos Olímpicos é intensa, já que revelou, no mesmo esporte, três atletas que conquistaram a glória de subir ao pódio na maior competição esportiva do planeta. 

Giovane Gávio (ouro em Barcelona 1992 e ouro em Atenas 2004), Márcia Fu (bronze em Atlanta 1996) e André Nascimento (ouro em Atenas 2004 e prata em Pequim 2008) são os representantes da Princesa de Minas no hall de personalidades do vôlei brasileiro que tiveram a honra de vestir a camisa verde e amarela nos Jogos e ainda ser premiados.

Giovane Gávio
Giovane Gávio nasceu em 7 de setembro de 1970, em Juiz de Fora, e trilhou na cidade os seus primeiros passos no vôlei. 

Aos 17 anos, conquistou seu primeiro título com a seleção brasileira, na categoria juvenil. Dois anos depois, já atuando no adulto, foi campeão brasileiro pelo Banespa, campeão sul-americano com a seleção e eleito o melhor bloqueador da Copa do Mundo.

Em 1992, foi convocado para fazer parte do grupo que disputaria as Olimpíadas em Barcelona e que marcou história no esporte nacional por conquistar a primeira medalha olímpica por equipes do Brasil. 

O ouro veio em vitória por 3 sets a 0 sobre os Países Baixos. Sempre atuando em alto nível, Giovane participou do segundo ouro olímpico brasileiro conquistado em Atenas, em 2004, sobre a Itália, com vitória na final por 3 sets a 1.

André Nascimento
André Nascimento também fazia parte do elenco que subiu ao ponto mais alto do pódio em Atenas. Nascido em São João de Mereti (RJ), foi criado e iniciou a sua caminhada no vôlei em Juiz de Fora. 

O atleta de 32 anos ainda conquistou a prata em Pequim 2008 e hoje atua no Montes Claros Vôlei, equipe do norte de Minas Gerais, que disputa a Superliga Masculina.

Ele espera que a cidade aproveite ao máximo a passagem da Tocha Olímpica. 

“É um momento único, que realmente a cidade tem que aproveitar. Juiz de Fora respira o esporte, tem história no vôlei, na formação de atletas, e é muito importante passar isso para os torcedores. Esse clima olímpico é uma coisa única, e a cidade tem que aproveitar”, destacou o atleta em entrevista ao site Toque de Bola.

Márcia Fu
Nascida em 26 de julho de 1969, a juiz-forana Márcia Fu destacou-se no voleibol feminino como ponteira, do alto dos seus 1,85m. A atleta foi campeã pela primeira vez com a seleção brasileira em 1987, no Mundial sub-20 disputado em Seul. 

Ela fez parte do grupo que conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta em 1996 e encerrou sua carreira em 2002. 

“Juiz de Fora está de parabéns por ter sido selecionada como uma das cidades que receberão a Tocha Olímpica. Muitos atletas olímpicos importantes para o Brasil foram revelados aqui, e, por isso, merece essa honra”, comemorou Márcia Fu.

Tocha em JF
O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 no Brasil começará por Brasília, em 3 de maio. Percorrerá 329 cidades do país, em 95 dias, alcançando 90% da população, em todos os 26 estados, além do Distrito Federal. 

No domingo, 15 de maio, a Tocha chegará a Juiz de Fora, passando primeiro pelo Parque da Lajinha, na zona sul da cidade, de onde vai até o “Terreirão do Samba”, na região central, onde terá o show de encerramento. Serão 12 mil condutores da Tocha. 

Em breve, o Comitê Organizador dos Jogos e os patrocinadores oficiais - Coca-Cola, Nissan e Bradesco – anunciarão os selecionados, que terão o privilégio de conduzir a Tocha Olímpica. O Comitê anunciará ainda as rotas por onde a chama passará. Essas informações serão divulgadas no site oficial do evento.

Clique aqui para acessar o site. 

Acesse o hotsite da Prefeitura e fique por dentro das notícias sobre o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 em Juiz de Fora.
com Guilherme Fernandes - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...