Pular para o conteúdo principal

DESEMBARGADOR DE BOM SUCESSO É CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS

Kildare Gonçalves Carvalho disputa o pleito com os colegas Antônio Sérvulo e Herbert Carneiro

Desembargador Kildare Carvalho, durante sua passagem pela presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Minas

Foi publicada no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) disponibilizado ontem, segunda-feira, 14, a listagem dos desembargadores que se inscreveram para concorrer aos cargos eletivos da direção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e para as vagas no Órgão Especial. 

A publicação da lista dos inscritos está prevista no  Regimento Interno do TJMG e abre prazo de 48 horas para os desembargadores impugnarem alguma candidatura.

No próximo dia 25 de abril, às 14h, serão escolhidos, pelo Tribunal Pleno, o presidente, o 1º vice-presidente, o 2º vice-presidente, o 3º vice-presidente, o corregedor-geral de justiça e o vice-corregedor-geral de justiça. 

O número de vagas a serem preenchidas no Órgão Especial pode chegar a 12, sendo uma vaga referente ao quinto constitucional do Ministério Público. A variação do número de vagas depende da origem e da antiguidade dos magistrados eleitos para os cargos de direção.

Candidatam-se a presidente os desembargadores Antônio Sérvulo, Herbert Carneiro e Kildare Carvalho.

Kildare Gonçalves Carvalho nasceu em Bom Sucesso, no Sul de Minas, e é desembargador do Tribunal de Justiça investido em uma das vagas do chamado quinto constitucional. Ele já ocupou o cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) entre julho de 2010 a fevereiro de 2012. Seu nome sempre é lembrado quando abrem-se vagas no Supremo Tribunal Federal (STF).

Para o cargo de 1º vice-presidente, concorrem os desembargadores Geraldo Augusto e Marcos Lincoln. Apresentaram candidaturas para a 2ª vice-Presidência os desembargadores Albergaria Costa, Caetano Levi Lopes, Corrêa Camargo e Wagner Wilson. 

Inscreveram-se para disputar o cargo de 3º vice-presidente os desembargadores Heloísa Combat e Versiani Penna. 

Os magistrados candidatos ao cargo de corregedor-geral de justiça são os desembargadores Antônio Carlos Cruvinel, Leite Praça, Marcelo Rodrigues e Marcílio Eustáquio Santos. Já para o cargo de vice-corregedor-geral de justiça apresentaram inscrição os desembargadores Cabral da Silva, Cássio Salomé e Mariângela Meyer.

Órgão Especial
Na composição das 25 vagas do Órgão Especial, 13 são preenchidas por antiguidade e 12 por eleição, observado o quinto constitucional, com 3 e 2 desembargadores oriundos das classes de advogados e de membros do Ministério Público, alternadamente. 

Sendo que 5 vagas são dos eleitos para os cargos de direção. As demais vagas deverão ser preenchidas após a eleição dos cargos de direção, sendo eleitos os desembargadores que obtiverem as maiores votações, em número correspondente ao de vagas a serem providas.

São candidatos ao Órgão os desembargadores  Agostinho Gomes de Azevedo, Alberto Diniz Júnior, Alexandre Santiago, Áurea Brasil, Dárcio Lopardi Mendes, Edison Feital Leite, Estevão Lucchesi, Luiz Artur Rocha Hilário, Luiz Carlos Gomes da Mata, Octavio Augusto de Nigris Boccalini, Sandra Fonseca, José do Carmo Veiga de Oliveira, Wanderley Paiva e Wilson Benevides. 

À vaga de membro do Órgão Especial pertencente ao quinto constitucional, classe Ministério Público, candidatou-se o desembargador Alberto Vilas Boas.
com assessoria

Comentários

Unknown disse…
Ele merece ...Filho de pais extraordinários.....Humilde e respeitoso....nenca permitiu que seus aributos pessoais lhe subissem a cabeça....Minas estará bem servida com um homem como ele ...Precisamos de alguém assim na nossa magistratura !
Anônimo disse…
Parabéns ao corvo veloz por suas matérias
Anônimo disse…
Parabéns ao corvo veloz por suas matérias

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...