Pular para o conteúdo principal

IMPASSE VIVIDO PELO BRASIL NA POLÍTICA MOTIVA DEBATE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

Crise foi avaliada por pesquisadores do Instituto de Ciências Humanas e Letras



A comunidade universitária da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) lotou o auditório Doutor João Leão de Faria para o debate sobre a atual crise política no país, organizado pelo Instituto de Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

“Crise política: golpe ou renovação” foi o tema do evento que reuniu pesquisadores das áreas de Ciência Política, Sociologia, História e Letras da Instituição.

A iniciativa teve por objetivo construir entendimentos sobre as possíveis consequências do impasse vivido pelo Brasil, numa tentativa de apontar para questões diretamente relacionadas à preservação e aprofundamento da democracia brasileira tais como corrupção, papel da mídia, legalidade democrática, entre outros.

Durante o debate, os participantes traçaram um paralelo entre a crise atual e a ditadura, resgatando fatos históricos que marcaram o Brasil e também o Chile, no período ditatorial militar daquele país. 

Conforme avaliação da professora do curso de História, Marta Gouveia de Oliveira Rovai, a história não se repete, porém, estratégias demonstram a cultura política autoritária presente na história brasileira.

O professor do curso de Letras Ítalo Oscar Riccardi, nascido no Chile, fez uma referência entre  elementos presentes na crise atual da política brasileira e o quadro político do Chile, no início da década de 1970.

De acordo com o professor de Ciência Política, Sandro Amadeu Cerveira, diretor do ICHL, não há risco da cultura política autoritária no Brasil se manifestar por meio de um golpe militar, no entanto, o docente observou que nos últimos anos, o Legislativo e o Executivo acabaram se omitindo na regulamentação de temas polêmicos,  por receio da reação da base eleitoral; função então assumida pelo Judiciário. 

Segundo análise do pesquisador, a crescente judicialização da política coloca em risco a institucionalidade democrática.

“A ficção da imparcialidade no Judiciário” foi abordada pelo professor Lucas Cid Gigante do curso de Ciências Sociais, que na oportunidade, citou que há um trânsito cotidiano entre os sujeitos do Judiciário e da esfera política, afastando a ideia de descolamento das relações sociais.

O professor Raphael Nunes Nicoletti Sebrian, do curso de História, comentou que a crise político-institucional no Brasil não é específica e tem sido vivenciada por outros países da América Latina. 

Lembrando a ascensão e queda de governos eleitos a partir de coalizões, estratégia fundamental para que partidos de esquerda chegassem ao poder na América Latina, o pesquisador afirmou que essa característica justifica por que parte dos projetos enraizados em suas origens não foi colocada em prática.

Para Rafael Nunes, apesar da inserção do Brasil no contexto latino-americano, há especificidades em cada caso e, que, portanto, as soluções não são iguais para esses países.
com Ana Carolina Araújo - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...