Pular para o conteúdo principal

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: MINAS GERAIS FORTALECE RELAÇÕES COMERCIAIS COM A CHINA

Foi acordado o desenvolvimento de um parque industrial no Sul de Minas, com sede em Pouso Alegre, que receberá empresas chinesas para impulsionar o cluster da região

Multinacional estatal chinesa XCMG, que produz máquinas pesadas, inaugurou uma unidade em Pouso Alegre no dia 6 de junho de 2014, um investimento de cerca de R$ 1 bilhão 

Comitiva do Governo de Minas Gerais esteve nas cidades chinesas de Beijing, Xuzhou e Shanghai, entre os dias 22 e 25 de março, com a finalidade de atrair investimentos para o estado. 

Os integrantes da missão mineira cumpriram intensa agenda de negócios, com destaque para os acordos nas áreas de segurança pública e desenvolvimento econômico, além da assinatura de memorando de entendimento com empresa do ramo tecnológico.

A missão mineira foi chefiada pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castello Branco, ao lado do o chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais, Rodrigo Perpétuo. 

A comitiva contou ainda com o apoio do Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beijing e do Consulado-Geral do Brasil em Shanghai, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações, a Apex-Brasil.

“Com essa visita, o Governo Pimentel inaugurou um novo posicionamento estratégico em relação à China. Antes, o lugar que Minas reservava para a China não equivalia à relevância deste país para nosso o comércio e negócios. A China tem um lugar de destaque nas relações internacionais mineiras e vamos valorizá-las e intensificá-las na prática”, enfatiza Rodrigo Perpétuo.

Atualmente, a China é o principal parceiro comercial do estado, sendo principal destino das exortações mineiras.

Viagem de negócios
Uma das pautas mais importantes foi a parceria estratégica com o Instituto de Segurança Pública da Universidade Tsinghua, referência em inovação. 

A ideia é promover uma cooperação triangular, com a inclusão do Equador, que já se beneficiou das tecnologias chinesas para implantar 17 centros integrados de operação, monitoramento e controle, além de políticas de prevenção e ação em casos de desastres naturais. 

Com a expectativa de concretizar a parceria, uma visita de representantes da Tsinghua a Minas Gerais está prevista para este mês de abril.

A visita à fábrica da XCMG, multinacional do setor de veículos pesados, também rendeu bons negócios ao estado. Foi acordado o desenvolvimento de um parque industrial no Sul de Minas – a empresa já possui uma unidade em Pouso Alegre, que receberá empresas chinesas para impulsionar o cluster da região. 

A XCMG está localizada em Xuzhou, cidade industrial da Província de Jiangsu que mantém, há 20 anos, relação de irmandade com Minas Gerais.

Além disso, o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, representou a Axxion (empresas do ramo de engenharia e tecnologia da informação) na assinatura do memorando de entendimentos com a Volinco. 

O documento prevê a cooperação entre as partes para o desenvolvimento conjunto de tecnologias para o setor de Internet das Coisas, Transporte e Smart Cities. A Volinco é parte de um dos maiores conglomerados empresariais da China, a Casic.

Mais investimentos
Os representantes de Minas Gerais aproveitaram a missão para realizar reuniões com instituições financeiras chinesas, como o Banco Haitong, que iniciou sua operação no mercado brasileiro com a aquisição do Banco Espírito Santo. 

Os executivos chineses receberam um portfolio de projetos em infraestrutura do estado e vão analisar as melhores possibilidades de investir em Minas Gerais.

Novo Banco de Desenvolvimento
Minas Gerais foi o primeiro governo local e a se reunir com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), criado em 2015 no marco da cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com o objetivo de oferecer aos países emergentes uma plataforma própria e autônoma de estímulo a projetos estratégicos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável. 

Em junho o vice-presidente do NBD, Paulo Nogueira, deverá vir a Belo Horizonte para avançar as tratativas.

Leia também: Codemig contempla Distrito Industrial de Pouso Alegre em programa de revitalização

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...