Pular para o conteúdo principal

DETENTOS DE 11 CIDADES DO SUL DE MINAS PARTICIPAM DO FESTIVAL DA CANÇÃO PRISIONAL


A música ‘O inimigo tem asas’, que trata da epidemia de dengue, deu ao Presídio de Varginha o primeiro lugar na segunda edição da Etapa Sul de Minas do Festival da Canção Prisional (Festipri), realizada no último sábado, 21, em São Lourenço. 

Em julho, será realizada em Belo Horizonte a Etapa Território Metropolitano do Festipri. Participaram do evento de São Lourenço presos de 11 cidades do Sul de Minas, representantes de unidades da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e de Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac’s).

Mais de 300 pessoas assistiram ao festival, no auditório do Colégio Imaculado Coração de Maria. Na plateia, estiveram parentes de presos, integrantes do sistema de justiça criminal e pessoas da sociedade de vários setores da sociedade local.

Vencedores
Os concorrentes foram avaliados nos quesitos letra, música, originalidade e interpretação, por um júri de dez pessoas. Classificaram-se até o quinto lugar, pela ordem: Penitenciária de Três Corações, Presídio de Pouso Alegre, Presídio de Andradas e Presidio de Campos Gerais. 

O prêmio de melhor interpretação foi conquistado pela dupla de cantores Diego Esteffani Machado e Marcelo Paulo dos Santos, do Presídio de Itajubá.

Os convidados acompanharam a música vencedora com palmas e rapidamente aprenderam o refrão: “O inimigo tem asas, mas podemos combater/ Nem tudo está perdido, juntos podemos vencer/ A vitória está perto, o vencedor será você/ Não deixando água parada pro mosquito não nascer.”

A canção foi composta pelas presas Edlainy Fernandes Guimarães e Taciani de Barros Reis, que tiveram a ajuda do ex-detento José Roberto da Silva na criação da letra. Edlainy, que toca teclado, e Taciani, pianista, foram as intérpretes da música no festival.

“O professor de canto sugeriu pra gente usar um tema atual. Então, um dia, depois do almoço, dentro da cela, começamos a escrever. A proposta é alertar e conscientizar para os riscos do mosquito”, explicou a dupla.

Ressocialização
A superintendente de Atendimento ao Preso (Sape) da Seds, Louise Bernardes Passos Leite, diz que o Festipri é uma iniciativa especial dentro do conjunto de atividades que ajudam no processo de ressocialização. 

“É um evento totalmente realizado por voluntários, movido pela boa vontade de pessoas da comunidade e com gastos mínimos para o Estado”, destaca a superintendente.Jurados

O júri do Festipri Sul de Minas foi composto pelo juiz da Vara de Execução Penal da Comarca de São Lourenço, Fábio Garcia Macedo Filho; pelo presidente da Comissão de Assuntos Carcerários da OAB-MG, Fábio Piló; a diretora pedagógica da Faculdade Victor Hugo, Leila Rubinsztajn Direzenchi; a advogada Daniele Junqueira; a professora do Curso de Direito da Faculdade São Lourenço Miriam Senise Lisboa; o professor da Escola de Música Erich Mathias, Tom Rodrigo; a empresária do ramo de hotelaria Solange Cabizuca; a gerente do Parque das Águas de São Lourenço, Vera Maria Vaz de Melo; o músico e compositor Zellito Alves e o professor de música da APAE de Caxambu, Júlio Carlos de Souza Nogueira.
por Bernardo Carneiro - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...