Pular para o conteúdo principal

OPORTUNIDADE: TREINAMENTO PARA FORMAÇÃO DE COFFEE HUNTERS TEM INSCRIÇÕES ABERTAS

Curso visa formar especialistas na garimpagem de micro-lotes de cafés especiais


Estão abertas as inscrições prévias do Treinamento para formação de Coffee Hunters 2016. O curso, altamente especializado e de grande sofisticação técnica, cria uma nova visão integrada da cadeia do café por meio de um modelo vivencial inovador.

Idealizado e conduzido por Ensei Neto, primeiro Coffee Hunter brasileiro, este curso de imersão tem mais de 100 horas-aula e contempla áreas do conhecimento como Geografia, Botânica, Físico Química, Estatística e Bioquímica.

Ele é destinado aos apaixonados por café com formação em Agronomia, Engenharia de Alimentos, Gastronomia e Biologia, assim como profissionais como Cafeicultores, Mestres de Torra e Baristas. 

O treinamento transcorre em duas etapas: na primeira, denominada 'a campo', são visitadas duas origens onde os participantes irão conhecer e identificar todas as características territoriais e de produção com a finalidade de compreender seus impactos na bebida, que será avaliada durante a etapa 'em laboratório'.

As noites são reservadas para os chamados 'Fóruns Noturnos', quando os casos vistos durante o dia são exaustivamente discutidos, propiciando enorme interatividade entre participantes e, consequentemente, um riquíssimo acervo de conhecimento.

Para este ano, o tema será “Processos Fermentativos na Cafeicultura”, que tem atraído muitos profissionais pela diversidade de resultados que pode oferecer. 

Especialmente para o Treinamento 2016, os Fóruns Noturnos terão a presença de Gilberto de Melo Pereira, que se especializou nos processos fermentativos do café, e o agrônomo Evanildo Peres, que foi professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus Jaboticabal e especialista em Fisiologia do Café. 

Quarenta dias à frente, os lotes de café selecionados nas visitas serão minuciosamente testados sensorialmente durante a etapa 'em laboratório'.

O processo seletivo para os participantes tem os seguintes passos: Inscrição Prévia, Análise do Currículo Profissional, Entrevista e, finalmente, a Inscrição Definitiva.

O que é um coffe hunter?
Eles ainda não são numerosos no mundo, mas a demanda por seus conhecimentos e mão-de-obra crescem à medida que a procura por cafés de qualidade aumenta. 

Apesar de ser o maior produtor de café do mundo, no Brasil quando o assunto é qualidade, ainda carece de muita evolução. 

E para ajudar nesta tarefa, muitos produtores de café estão contratando especialistas em tecnologia de alimentos e especializados em café. Eles são chamados de coffee hunter, uma espécie de caçador de café.

O coffee hunter' analisa o solo, plantio e colheita dos grãos e com o estudo é possível que o produtor faça melhorias para produzir grãos com mais qualidade.

Maiores informações pode ser obtidas com Ensei Neto:

E-mail: cafeotech@uol.com.br
Skype: eunetocoffees

com Antônio Sérgio Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...