Pular para o conteúdo principal

OPORTUNIDADE: TREINAMENTO PARA FORMAÇÃO DE COFFEE HUNTERS TEM INSCRIÇÕES ABERTAS

Curso visa formar especialistas na garimpagem de micro-lotes de cafés especiais


Estão abertas as inscrições prévias do Treinamento para formação de Coffee Hunters 2016. O curso, altamente especializado e de grande sofisticação técnica, cria uma nova visão integrada da cadeia do café por meio de um modelo vivencial inovador.

Idealizado e conduzido por Ensei Neto, primeiro Coffee Hunter brasileiro, este curso de imersão tem mais de 100 horas-aula e contempla áreas do conhecimento como Geografia, Botânica, Físico Química, Estatística e Bioquímica.

Ele é destinado aos apaixonados por café com formação em Agronomia, Engenharia de Alimentos, Gastronomia e Biologia, assim como profissionais como Cafeicultores, Mestres de Torra e Baristas. 

O treinamento transcorre em duas etapas: na primeira, denominada 'a campo', são visitadas duas origens onde os participantes irão conhecer e identificar todas as características territoriais e de produção com a finalidade de compreender seus impactos na bebida, que será avaliada durante a etapa 'em laboratório'.

As noites são reservadas para os chamados 'Fóruns Noturnos', quando os casos vistos durante o dia são exaustivamente discutidos, propiciando enorme interatividade entre participantes e, consequentemente, um riquíssimo acervo de conhecimento.

Para este ano, o tema será “Processos Fermentativos na Cafeicultura”, que tem atraído muitos profissionais pela diversidade de resultados que pode oferecer. 

Especialmente para o Treinamento 2016, os Fóruns Noturnos terão a presença de Gilberto de Melo Pereira, que se especializou nos processos fermentativos do café, e o agrônomo Evanildo Peres, que foi professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus Jaboticabal e especialista em Fisiologia do Café. 

Quarenta dias à frente, os lotes de café selecionados nas visitas serão minuciosamente testados sensorialmente durante a etapa 'em laboratório'.

O processo seletivo para os participantes tem os seguintes passos: Inscrição Prévia, Análise do Currículo Profissional, Entrevista e, finalmente, a Inscrição Definitiva.

O que é um coffe hunter?
Eles ainda não são numerosos no mundo, mas a demanda por seus conhecimentos e mão-de-obra crescem à medida que a procura por cafés de qualidade aumenta. 

Apesar de ser o maior produtor de café do mundo, no Brasil quando o assunto é qualidade, ainda carece de muita evolução. 

E para ajudar nesta tarefa, muitos produtores de café estão contratando especialistas em tecnologia de alimentos e especializados em café. Eles são chamados de coffee hunter, uma espécie de caçador de café.

O coffee hunter' analisa o solo, plantio e colheita dos grãos e com o estudo é possível que o produtor faça melhorias para produzir grãos com mais qualidade.

Maiores informações pode ser obtidas com Ensei Neto:

E-mail: cafeotech@uol.com.br
Skype: eunetocoffees

com Antônio Sérgio Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...