Pular para o conteúdo principal

TAC GARANTE DESTINAÇÃO ADEQUADA DE ELEFANTAS

Após o acordo, os animais que estão em Paraguaçu foram destinados a um santuário no Mato Grosso


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Paraguaçu, no Sul de Minas, celebrou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no último dia 16, com a Portugal Produções Artísticas e a Associação Santuário de Elefantes Brasil, da cidade de Guarantã do Norte, no Mato Grosso.

A Portugal Produções é empresa responsável pelo Circo Internacional Portugal. O termo tem por objetivo de assegurar condições de alojamento, manejo e cuidados adequados a duas elefantas. 

Com o acordo, os animais serão levados para um santuário, na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. 

O TAC estabeleceu que a Portugal Produções Artísticas irá entregar as elefantas, Maia e Guida, à associação, independentemente de qualquer contrapartida. 

O proprietário do sítio, que abriga os animais atualmente, comprometeu-se a permitir o ingresso de uma equipe, previamente indicada pela associação, para promover a retirada das elefantas, em 120 dias. 

A Associação Santuário de Elefantes comprometeu-se a retirar e transportar os animais até a Chapada dos Guimarães, também em 120 dias, de acordo com plano de manejo, elaborado por profissional habilitado, e a abrigar os animais em local adequado. 

As elefantas foram destinadas a uma propriedade rural, o Sítio Recanto dos Pássaros, no município de Paraguaçu, após serem libertadas das atividades circenses, no estado da Bahia, por meio de um TAC assinado, em 2010, entre o Ministério Público da Bahia (MPBA) e a Portugal Produções Artísticas. 

Com a ida dos animais para Paraguaçu, no Sul de Minas, o MPMG instaurou Inquérito Civil com a finalidade de zelar pela proteção das elefantas, com base no TAC firmado pelo MPBA. No decorrer do inquérito, verificou-se que, o fato de Maia e Guida encontrarem-se sob guarda particular, tornou-se prejudicial, devido às limitações do local.

De acordo com um boletim de ocorrência da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMAMB), lavrado em 2013, os animais não possuem sombra, cobertura, nem alimentação adequadas a sua espécie. Vistoria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), realizada em 2014, constatou que as elefantas estão acorrentadas pelos pés, o que limita sua locomoção. 

Um dos animais encontra-se abaixo do peso. No TAC, a Associação Santuário de Elefantes responsabilizou-se a propiciar todas as condições necessárias à subsistência dos animais e manter, permanentemente, um cuidador habilitado, além de encaminhar ao MPMG relatórios mensais com informações sobre as condições dos animais no novo habitat, entre outras obrigações. 

Também foi estabelecido que o Circo Internacional Portugal abolirá definitivamente a exibição de animais nas suas apresentações em todo o território nacional. O prazo para cumprimento dessa cláusula é imediato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...