Pular para o conteúdo principal

UEMG E SANTA CASA DE PASSOS AVANÇAM NA IMPLANTAÇÃO DE CONVÊNIO


No último dia 16, foi realizado um encontro entre a direção da Santa Casa de Misericórdia de Passos, no Sul de Minas, e a gestão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

O encontro teve como objetivo avaliar as medidas necessárias ao estabelecimento de atividades de ensino no ambiente clínico daquela instituição de saúde, considerando a participação de docentes e estudantes do novo curso de medicina da Unidade Passos.

A medida está prevista para acontecer já no quarto período da primeira turma que teve início em março deste ano. 

Representando a diretoria administrativa da Santa Casa, Marcelo Soares de Oliveira e Daniel Porto Soares apresentaram as necessidades de adequação de infraestrutura e atendimento na Santa Casa para comportar o internato dos estudantes.

Eles também fizeram questionamentos quanto as necessidades de adaptações necessárias à UEMG, além de passarem pelas questões legais, jurídicas e financeiras necessárias à continuidade da implantação do convênio.

Presente na reunião, o professor Geraldo Brasileiro, que é também membro da Comissão de Especialistas de Ensino Médico do Ministério da Educação (MEC) e assessor voluntário da UEMG no processo de implantação do novo curso de medicina em Passos, destacou o caráter estratégico da aproximação entre a Universidade e a Santa Casa para a assistência à saúde na região.

“A experiência qualificará o aprendizado dos estudantes e abrirá ao hospital a possibilidade de estabelecer vínculos profundos com futuros profissionais, destacou”. 

Opinião endossada pelo diretor administrativo do hospital, Daniel Soares. “O projeto com a UEMG poderá atender também às demandas de formação da própria Santa Casa, com a perspectiva de um mestrado profissional, por exemplo, à medida que o relacionamento avance”.

Para o reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Júnior, essas reuniões são de extrema relevância para que todos caminhem juntos para o sucesso do curso. 

“O curso de medicina está dentro de um projeto maior do governo, por isso, todos os investimentos necessários para atender as demandas deverão ser empregados, a exemplo dos recentes investimentos em insumos e laboratórios, com a quantia que supera 3 milhões de reais. É importante conhecermos as demandas inerentes ao convênio de parceria entre a Santa Casa e a UEMG, para então focarmos nos resultados positivos, atentos as necessidades que se farão presentes no 2º semestre de 2017" reforça.

O pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da UEMG, Adailton Vieira Pereira, informou a necessidade de detalhar os custos e procedimentos envolvidos na estrutura em discussão, lembrando também que a previsão orçamentária da Universidade para 2017 já deve ser fechada em meados deste ano. 

Já o procurador da universidade Jean Nogueira ressaltou que o processo deverá levar em consideração as mudanças relacionadas às possibilidades de parceria com o Estado advindas do novo Marco Regulatório das Organização da Sociedade Civil, já aprovado, mas ainda sem regulamentação por decreto. 

Ao final do encontro, visando à sistematização das demandas envolvidas na parceria para posterior implementação dentro dos aspectos técnicos e legais, foi definido um grupo de trabalho formado por representantes da UEMG e da Santa Casa de Misericórdia de Passos.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...