Pular para o conteúdo principal

CAROLINA PIMENTEL VISITA FORMOSO PARA ENTREGAR PROJETO ÁGUA VIDA

Mais de 150 famílias do município receberam kits para ter acesso a água potável


A presidente do Servas, Carolina Oliveira Pimentel, finalizou na última quinta-feira, 16, em Formoso, Noroeste de Minas Gerais, a entrega dos 154 módulos sanitários e cisternas, com captação de água da chuva, da primeira fase do programa Água Vida, realizado em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Desde a criação do Servas, é a primeira vez que uma primeira-dama e presidente da entidade visita o município e suas comunidades. 

O ato de encerramento foi realizado no Projeto de Assentamento São Cristóvão, na zona rural de Formoso, e reuniu dezenas de pessoas atendidas pelo projeto, autoridades locais e representantes de movimentos sociais da região.

Foram beneficiados os assentamentos São Cristóvão, Capão do Mel, Três Capões, São Francisco, Surrado Piratinga, Piratinga e as comunidades Linguiça, Cajueiro e Campo de Fora assinaram os termos de doação do kit e responderam a um questionário de avaliação do projeto.

Ao todo, como parte do projeto em parceria com o MPMG, foram entregues 77 unidades do Água Vida nas áreas rurais de Arinos, também no extremo Noroeste de Minas Gerais, e outros 77 nos assentamentos e comunidades rurais de Formoso.

O projeto teve início em março de 2015 e todos os kits foram distribuídos para as famílias dentro dos prazos do convênio com o Ministério Público de Minas Gerais e com a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), parceiros e financiadores do projeto.

"É emocionante chegar até aqui e ver que o projeto deu certo e que ajudou a mudar a vida de pessoas que já passaram por muitas dificuldades para ter água limpa, no mínimo, para beber e cozinhar”, salientou a presidente do Servas, que esteve em Arinos, em agosto de 2015, na inauguração das primeiras unidades.

Ainda na conversa com a população, Carolina lembrou que a instituição busca marcar presença no interior do estado. 

“Fazer parte desta transformação é um orgulho para mim e para o Servas, que trabalha estrategicamente para atender, ao máximo, as várias regiões de Minas Gerais", completou, emocionada.

Beneficiários do Água Vida, dona Rosa e seu Valton Santos cederam a área externa de sua casa para a realização da cerimônia. Na oportunidade, Carolina entregou a eles o termo de doação e a placa do projeto Água Vida, que foi colocada na parede do módulo sanitário pelos três.

"Só de saber que agora a gente tem água pelo menos para beber, água limpa e fresquinha, dá um alívio. A cisterna não está tão cheia porque choveu pouco na época que deveria chover, por isso estamos economizando. Mas dá um alívio muito grande", explicou Valton, enquanto mostrava o funcionamento da cisterna para os amigos, familiares, moradores e outros presentes ao evento.

Outro beneficiário, seu Osório Geraldo dos Santos, de 69 anos, comemora por não ter que repetir mais a dura rotina de apanhar água longe de sua casa, também no São Cristóvão. “Eram três quilômetros até o rio. Se não tinha cavalo, era no lombo mesmo que a gente carregava os litros d'água”, contou, emocionado.

“Agora não, tem para a gente beber fresquinha, só bombear. Até enterrei metade da cisterna pra conservar fresquinha. Deus abençoe que não falte chuva”, acrescentou um, agora, esperançoso Osório.

Entre as autoridades, participaram também da cerimônia a vice-presidente do Servas, Betânia Lemos, o deputado estadual Paulo Guedes (PT), a prefeita de Formoso, Nena Marquese, o presidente da Câmara Municipal de Formoso, José Pezão, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Formoso, Raimunda Muniz.

Projeto Água Vida
O primeiro projeto da gestão Servas 2015 tem como objetivo proporcionar água potável e condições básicas de saneamento a famílias rurais do semiárido mineiro. O foco é complementar as políticas públicas estaduais de desenvolvimento social, combate à crise hídrica e preservação dos recursos naturais.

Idealizado sob a diretriz do 7º Objetivo do Milênio da ONU – Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente, o projeto Água Vida prevê a instalação de módulos sanitários interligados a biodigestores para substituir o uso sanitário a céu aberto.

O projeto também prevê a construção de pequenas coberturas para captar água de chuva em cisternas, fornecendo água potável à população local durante o período de estiagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...