Pular para o conteúdo principal

CINE SESC FAZ EXIBIÇÃO DE FILMES EM LAVRAS

Projeto propõe um recorte temático com filmes que abordam assuntos sociais relevantes. Sessões são gratuitas


O sonho de liberdade é um assunto recorrente no imaginário e na cultura de todos os povos do mundo. Em junho, o Cine Sesc, projeto do Serviço Social do Comércio em Minas Gerais (Sesc Minas), propõe uma nova reflexão. 

Com o tema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, o circuito apresenta, a partir deste mês, os seguintes filmes: O menino e o mundo (Brasil, 2014); Hoje eu quero voltar sozinho (Brasil, 2014); Uma lição de vida (EUA | Quênia); e Onde fica a casa do meu amigo? (Irã, 1987).

Liberté, Egalité, Fraternité foi o lema da Revolução Francesa, período de intensa agitação política e cultural na França, de 1789 a 1799, que derrubou princípios conservadores e privilégios de monarcas, democratas e igreja, abrindo o país para uma transformação social provocada pelo movimento popular. 

A partir dessa virada histórica épica, o lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" se transformou no símbolo da luta de movimentos sociais em todo o mundo.

Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático com filmes que abordam assuntos sociais relevantes.

Inicialmente, o Cine Sesc chegou a 19 unidades da instituição no estado. Agora, já são 23 no circuito. Na capital e na Região Metropolitana de Belo Horizonte haverá exibições no Sesc Contagem-Betim, Sesc Desportivo, Sesc Floresta, Sesc Sete Lagoas, Sesc Tupinambás e Sesc Venda Nova.

O circuito também realiza sessões, simultaneamente, no interior do estado, nas seguintes unidades: Sesc Almenara, Araxá, Bom Despacho, Governador Valadares, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia, além das agências Sesc Serviços em Lavras, Patos de Minas e Santos Dumont.

Realizado em espaços de cinema não convencionais, o Cine Sesc é um dos maiores circuitos de exibição de filmes no país. 

As obras são apresentadas nas salas de audiovisual das unidades, incentivando a fruição e o bate-papo em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural.

Confira abaixo a programação de junho na unidade de Lavras:

18/6: Hoje eu quero voltar sozinho
Daniel Ribeiro | Brasil | 2013 | 95min | Classificação 12 anos

Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.


25/6: Uma lição de vida
Justin Chadwick | Brasil | 2009 | Quênia, EUA | Classificação 12 anos

O queniano Kimani Maruge (1920-2009) entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como o homem mais velho a ingressar numa escola primária — foi em 2004, quando tinha 84 anos. Esse singelo drama revela a história do protagonista, interpretado pelo ótimo Oliver Litondo. Numa remota aldeia do Quênia, Maruge quer ter aulas com as crianças, mas é impedido. Enquanto o diretor o obriga a procurar uma escola para adultos, a professora Jane (Naomie Harris) se encanta pela perseverança do velhinho. O caso chega à mídia e ele vira um símbolo da educação, apesar das críticas dos pais dos alunos. Em flashbacks, mostra-se seu doloroso passado: Maruge lutou pela independência do país africano, sofreu torturas e viveu, de 1951 a 1959, num campo de prisioneiros sob o jugo dos colonizadores ingleses.


1/7: Onde fica a casa do meu amigo?
Abbas Kiarostami | Irã| 1987 | 83min | Classificação 12 anos

Um garoto, ao fazer seu dever de casa, percebe que pegou o caderno de seu amigo por engano. Sabendo que o professor exige que as tarefas sejam feitas no caderno, escapa das vistas de sua mãe e parte em busca do colega, em uma jornada cheia de humanismo e fraternidade. Filme base do considerado Novo Cinema Iraniano, que revelou ao mundo seu diretor Abbas Kiarostami.


Serviço
Evento: 'Cine Sesc' - 'Liberdade, Igualdade e Fraternidade'
Hora: sempre às 18h
Local: Sesc Seviços Lavras, Rua Otacílio Negrão de Lima, 344 - Centro
Informações: (35) 3826-4424
Todas as sessões são gratuitas.

* O filme O Menino e O Mundo foi exibido no Sesc Serviços Lavras no último dia 10.

com Saulo Penaforte - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...