Pular para o conteúdo principal

CAPACITAÇÃO ABORDA ORGANIZAÇÃO E SEGURANÇA DE PARADAS LGBT NO INTERIOR DO ESTADO

Conteúdo da videoconferência será disponibilizado, em breve, para municípios interessados no tema


Ativistas dos direitos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), organizadores de movimentos sociais e culturais e policiais militares de 11 municípios mineiros participaram de uma capacitação, na última quinta-feira, 21, sobre segurança e organização de paradas LGBT. 

A ideia foi esclarecer procedimentos que precisam ser cumpridos para a realização de eventos em locais públicos, garantindo mais qualidade, segurança e a ampliação da realização de paradas no interior do Estado.

A capacitação aconteceu por meio de videoconferência e foi coordenada pela Comissão de Monitoramento em Eventos Esportivos e Culturais (Comoveec) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac). 

Além de técnicos das duas pastas, delegados da Polícia Civil, bombeiros militares e profissionais da prefeitura de Belo Horizonte também foram responsáveis pela capacitação.

Nesta primeira capacitação foram contempladas as cidades Muriaé, Montes Claros, Alfenas, Araguari, Uberaba, Caeté, Pompeu, Mariana, Ipatinga, Ituiutaba e Belo Horizonte. 

O conteúdo da videoconferência será disponibilizado, em breve, para municípios interessados na capacitação da Comoveec.

O tenente do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Alves de Jesus, fez esclarecimentos sobre as etapas para a regularização de um evento em espaços públicos, que varia de acordo com o número estimado de participantes e o local da realização da festa. 

Ele aproveitou a oportunidade para esclarecer como são classificados os eventos em relação aos riscos. 

“É preciso haver mais celeridade na regulamentação junto ao Corpo de Bombeiros. Precisamos de certa antecedência para avaliar os eventos e expedir a sua regularização”, lembrou o tenente.

A delegada da Polícia Civil, Cristina Coeli, por sua vez, falou sobre a importância no tratamento com o público das paradas do orgulho LGBT.

“É preciso que fique bem claro que todos nós somos iguais, sem distinção de qualquer natureza. Os produtores de eventos como estes devem procurar os veículos de comunicação locais para pedir auxílio na divulgação de conteúdos de conscientização da igualdade de direitos”, defendeu Coeli.

Douglas Miranda, coordenador especial de Políticas de Diversidade Sexual da Sedpac, falou da importância de se respeitar o nome social dos indivíduos durante as abordagens e que todas as esferas do poder público e da sociedade devem garantir que esse direito seja respeitado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...