Pular para o conteúdo principal

ECONOMIA: SEMINÁRIO DO AFROEMPREENDEDOR SERÁ REALIZADO EM BELO HORIZONTE

Evento gratuito discute sobre os desafios e oportunidades de empreendedores negros a frente dos pequenos negócios

Ex-ministra Nilma Lino Gomes será uma das palestrantes

Os afrodescendentes são maioria entre os empreendedores brasileiros. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), entre 2003 e 2013, o número de pessoas negras/pardas a frente de empresas no Brasil cresceu 24%, passando de 9,5 milhões para 11,8 milhões de pessoas. 

Somente em 2013, dos 23,5 milhões de donos de negócios no país, 50% eram afrodescendentes e 49% brancos.

Para compreender a diversidade empreendedora e promover o crescimento e desenvolvimento social e econômico dos negócios, gerando oportunidades para todos os empreendedores, o Sebrae Minas realiza o Seminário Afroempreendedor, no dia 27 de julho, em Belo Horizonte. 

Durante o seminário, os afroempreendedores irão participar de discussões sobre empreendedorismo, mercado, diversidade étnico-racial, comunicação, design e moda.

Serão promovidas palestras sobre “Identidade e Diversidade”, com a professora Nilma Lino Gomes (UFMG), e “Cenários do Afroempreendedor”, com João Carlos Nogueira, da Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro). No Giro de Mercado, os participantes terão a oportunidade de troca de experiências entre empreendimentos, agências de publicidade e designers.

Já o painel “Educação das Relações Étnico-Racial para Comunicação, Design e Moda” será mediado por Sandrinha Flávia e terá a  participação de Dalmir Francisco, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  Nayara Garófalo, pesquisadora da PUC Minas e integrante do Conselho Municipal de Políticas de Igualde Racial em Belo Horizonte, Rafael Gregório, analista do Sebrae Minas e designer gráfico, Aldo Clecius, professor do Centro Universitário UNA, e Enia Dara,  designer de moda e proprietária da grife afro-brasileira de mesmo nome.

Donos de negócio negros e pardos:
®    Respondem por 50% dos donos de negócio do país;
®    Têm proporcionalmente menos anos de estudo (6,5 anos);
®    São mais jovens (em média têm 43 anos);
®    Recebem um rendimento médio mensal que equivale a menos da metade do recebidos pelos donos de negócio brancos;
®    Tem maior proporção de pessoas que começou a trabalhar até 17 anos;
®    Têm menos acesso aos recursos de telefonia e informática;
®    Menor proporção de pessoas coberta por algum sistema de previdência;
®    Menor proporção de pessoas que trabalha em local fixo urbano;
®    Maior percentual de indivíduos que trabalha na construção;
®    Maior concentração no nordeste do país.
Fonte: Pnad/2015

Serviço
Seminário Afroempreender
Data: 27 de julho, 
Horário: 17h às 22h
Local: Sede do Sebrae Minas - Avenida Barão Homem de Melo, 329 - Nova Granada - Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita
Inscrições: www.sebrae.com.br/minasgerais

por Simone Guedes - da Agência Sebrae de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...