Pular para o conteúdo principal

FROTA VERDE DA GASMIG CHEGA A BARBACENA

Parceria entre Companhia de Gás de Minas Gerais e Prefeitura de Barbacena compreende na conversão de um veículo da frota do município com o kit de 5ª geração para uso do GNV


O projeto Frota Verde da Companhia de Gás de Minas Gerais (GASMIG) chegou à Barbacena, nas Vertentes. 

Os benefícios do gás natural serão experimentados em um dos veículos da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (SUTRAM), que, durante três meses, podendo estender por mais nove, vai testar uma pick-up convertida com o kit de 5ª geração (injeção eletrônica de gás) para uso do GNV. 

A cidade, localizada na região da Mantiqueira, é a terceira no estado a firmar uma parceria como essa com a GASMIG, que contribui para a redução de 20% dos índices de CO2 na atmosfera.

O Termo de Cooperação Técnica entre Companhia de Gás De Minas Gerais e a Prefeitura de Barbacena foi assinado nessa quinta-feira, 30, e contou com a presença do prefeito do município, Toninho Andrada (PSB), e do diretor de Fomento Econômico da cidade, Felipe Alvim, que vieram à sede administrativa da GASMIG, em Belo Horizonte, para a celebração.

Para Alvim, a parceria, que, inicialmente, tem o objetivo de realizar testes com o Gás Natural Veicular (GNV) em um dos veículos da frota da SUTRAM - órgão da Prefeitura -, é mais uma das ações, que estão em curso na cidade, para reduzir as emissões de gases nocivos e de material particulado. 

“A parceria foi desenhada durante a Feira da Indústria e Comércio de Barbacena (FEICOB) em 2015 e se concretizou na FEICOB de 2016”, lembra o diretor de Fomento Econômico.

Segundo o diretor Comercial da GASMIG e diretor-presidente em exercício, Sérgio da Luz Moreira, levar uma opção de combustível mais econômica e sustentável às prefeituras do Estado, que possuem postos de GNV disponíveis em seus municípios, é uma das diretrizes estratégicas da Companhia.

“Nossa estratégia também está alinhada com as diretrizes estabelecidas pelos Fóruns Regionais do Governo do Estado.” 

Já a diretora administrativa da companhia, Ana Paula Lycurgo, reforçou os ganhos econômicos e ambientais obtidos pela GASMIG com o uso do GNV na frota de veículos próprios, que fica sob a gestão da diretoria liderada por ela. “Com o avanço da tecnologia dos Kits de 5ª geração, foi possível até mesmo a substituição das caminhonetes 4X4, que antes eram movidas a diesel, por caminhonetes com as mesmas especificações, mas que agora utilizam o GNV”, ressalta.

O coordenador de GNV da GASMIG, Welder Souza, lembra que o Projeto Frota Verde tem como metas reduzir em até 60% os gastos com combustível e em mais de 20% as emissões de CO2. 

“Os resultados nos projetos que temos com outras prefeituras têm sido extremamente positivos e a nossa expectativa é que, após comprovados os resultados, possamos converter mais veículos da frota da Prefeitura de Barbacena. E, claro, chegarmos à implantação do projeto em grande escala no Estado”, afirma.

Frota Verde em MG
Além de Barbacena, o projeto Frota Verde da GASMIG foi implementado em Andradas, no Sul de Minas, que, ao concluir os testes, converteu 19 veículos de sua frota para o gás natural veicular. 

Juiz de Fora, na Zona da Mata, está realizando testes em um dos veículos do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DEMLURB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...