Pular para o conteúdo principal

FROTA VERDE DA GASMIG CHEGA A BARBACENA

Parceria entre Companhia de Gás de Minas Gerais e Prefeitura de Barbacena compreende na conversão de um veículo da frota do município com o kit de 5ª geração para uso do GNV


O projeto Frota Verde da Companhia de Gás de Minas Gerais (GASMIG) chegou à Barbacena, nas Vertentes. 

Os benefícios do gás natural serão experimentados em um dos veículos da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (SUTRAM), que, durante três meses, podendo estender por mais nove, vai testar uma pick-up convertida com o kit de 5ª geração (injeção eletrônica de gás) para uso do GNV. 

A cidade, localizada na região da Mantiqueira, é a terceira no estado a firmar uma parceria como essa com a GASMIG, que contribui para a redução de 20% dos índices de CO2 na atmosfera.

O Termo de Cooperação Técnica entre Companhia de Gás De Minas Gerais e a Prefeitura de Barbacena foi assinado nessa quinta-feira, 30, e contou com a presença do prefeito do município, Toninho Andrada (PSB), e do diretor de Fomento Econômico da cidade, Felipe Alvim, que vieram à sede administrativa da GASMIG, em Belo Horizonte, para a celebração.

Para Alvim, a parceria, que, inicialmente, tem o objetivo de realizar testes com o Gás Natural Veicular (GNV) em um dos veículos da frota da SUTRAM - órgão da Prefeitura -, é mais uma das ações, que estão em curso na cidade, para reduzir as emissões de gases nocivos e de material particulado. 

“A parceria foi desenhada durante a Feira da Indústria e Comércio de Barbacena (FEICOB) em 2015 e se concretizou na FEICOB de 2016”, lembra o diretor de Fomento Econômico.

Segundo o diretor Comercial da GASMIG e diretor-presidente em exercício, Sérgio da Luz Moreira, levar uma opção de combustível mais econômica e sustentável às prefeituras do Estado, que possuem postos de GNV disponíveis em seus municípios, é uma das diretrizes estratégicas da Companhia.

“Nossa estratégia também está alinhada com as diretrizes estabelecidas pelos Fóruns Regionais do Governo do Estado.” 

Já a diretora administrativa da companhia, Ana Paula Lycurgo, reforçou os ganhos econômicos e ambientais obtidos pela GASMIG com o uso do GNV na frota de veículos próprios, que fica sob a gestão da diretoria liderada por ela. “Com o avanço da tecnologia dos Kits de 5ª geração, foi possível até mesmo a substituição das caminhonetes 4X4, que antes eram movidas a diesel, por caminhonetes com as mesmas especificações, mas que agora utilizam o GNV”, ressalta.

O coordenador de GNV da GASMIG, Welder Souza, lembra que o Projeto Frota Verde tem como metas reduzir em até 60% os gastos com combustível e em mais de 20% as emissões de CO2. 

“Os resultados nos projetos que temos com outras prefeituras têm sido extremamente positivos e a nossa expectativa é que, após comprovados os resultados, possamos converter mais veículos da frota da Prefeitura de Barbacena. E, claro, chegarmos à implantação do projeto em grande escala no Estado”, afirma.

Frota Verde em MG
Além de Barbacena, o projeto Frota Verde da GASMIG foi implementado em Andradas, no Sul de Minas, que, ao concluir os testes, converteu 19 veículos de sua frota para o gás natural veicular. 

Juiz de Fora, na Zona da Mata, está realizando testes em um dos veículos do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DEMLURB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...