Pular para o conteúdo principal

HORTA COMUNITÁRIA DA UNIFAL-MG PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR EM ALFENAS

Projeto de extensão abre as portas para parcerias em iniciativas sustentáveis
Desde 2014, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) desenvolve um projeto de extensão que incorpora práticas de agroecologia, educação ambiental, educação alimentar e nutricional, envolvendo moradores dos bairros Santa Clara e Pinheirinho, em Alfenas, no Sul de Minas.

Trata-se da Horta Comunitária para promoção de Educação Ambiental, e Segurança Alimentar e Nutricional, projeto idealizado pelo aluno do 8º período do curso Geografia, Nathan Pereira Dourado, que sob a coordenação dos professores, Breno Regis Santos (Instituto de Ciências da Natureza) e Naiara Franco Baroni (Faculdade de Nutrição), vem promovendo interação entre os membros da comunidade acadêmica e do entorno.

Segundo os coordenadores, a horta comunitária tem aproximado a comunidade da universidade e de suas propostas educativas, promovendo articulação dos alunos e professores com a sociedade. 
“A proposta do projeto é reestabelecer as práticas de manutenção e produção da horta comunitária de base agroecológica no ambiente da Universidade e incentivar a garantia da condição de Segurança Alimentar e Nutricional das famílias moradoras dos bairros”, frisa a professora.
Atualmente, o projeto conta com 15 estudantes de diferentes áreas do conhecimento - Geografia, Ciências Biológicas e Nutrição - que desenvolvem oficinas de capacitação em Agroecologia, Educação Ambiental e Educação Alimentar e Nutricional com a comunidade; constroem canteiros para produção de alimentos a partir dos princípios da Permacultura e Agroecologia; promovem o aproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos, por meio da compostagem, entre outras atividades.

Profa. Naiara explica que as ações iniciaram na Unidade Educacional Santa Clara e, por meio de parceria com o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) do bairro, recentemente, também se estenderam para a creche, envolvendo as crianças na criação de jardim de plantas medicinais e aromáticas; na horta Mandala; no minhocário; na horta vertical e outras iniciativas. “As crianças adotam um canteiro e são incentivadas a preservar o ambiente, aproveitando integralmente os alimentos”, conta.
Na Unidade Educacional, as atividades no momento se voltam para a recuperação do solo, onde será realizada a prática de adubação verde e implantação de um S.A.F – Sistema Agroflorestal. 
“O projeto prevê o aproveitamento do ‘lixo’ orgânico gerado dentro dos campi da universidade, oriundo do Restaurante Universitário e serviços de jardinagem, para produção de composto orgânico a partir do processo de compostagem na Unidade Educacional”, explica a professora.

Além de agregar alunos de diferentes cursos na execução da ação extensionista e de acompanhar as condições de Segurança Alimentar e Nutricional das famílias da comunidade do entorno da Unidade Educacional Santa Clara, o projeto tem interface com a pesquisa, uma vez que também fundamenta temas de trabalhos científicos. 
Vale a pena destacar, por exemplo, os trabalhos aceitos no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que será realizado na cidade de Ouro Preto, no mês de setembro: “Gestão comunitária de resíduos sólidos orgânicos via metodologia de compostagem: relato de experiência em uma comunidade do município de Alfenas-MG” e “Horta comunitária para promoção da Educação Ambiental e Segurança Alimentar: experiências e perspectivas futuras”.
De acordo com professora Naiara Baroni, para ampliar as ações que são desenvolvidas por acadêmicos junto à comunidade, o projeto está de portas abertas para parcerias. 
“Pretendemos aprimorar as atividades e para isso necessitamos de materiais como ferramentas de jardinagem, materiais de construção para a casinha de ferramentas, arame e estrutura para a cerca da área, sementes e mudas”, comenta, ressaltando a importância de poder contar com parceiros para atender às famílias em condições sociais mais vulneráveis de Alfenas.

Conforme a vice-coordenadora do projeto, as doações de recursos materiais, entre ferramentas, insumos e, prestação de serviços de terceiros, ajudarão não apenas os estudantes envolvidos, mas também a comunidade alfenense. 
“A possibilidade de participação de empresas e outras instituições nessa iniciativa evidencia a responsabilidade social da cidade em prol da comunidade alfenense. Quem ajuda, acaba sendo ajudado”, conclui.

Os interessados em participar das iniciativas sustentáveis do projeto, podem entrar em contato pelo telefone (35) 3299-1110 ou pelo e-mail naiara_baroni@hotmail.com.
da assessoria - UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...