Pular para o conteúdo principal

IMPEACHMENT: CÂMARA MUNICIPAL INVESTIGA PEDALADAS FISCAIS EM VARGINHA

Prefeito Antônio Silva também não teria investido o mínimo constitucional nos setores da educação e da saúde

Se forem verificadas irregularidades, prefeito de Varginha pode vir a ser cassado

A Câmara Municipal de Varginha, no Sul de Minas, por nove votos a favor e cinco contrários, decidiu nesta segunda-feira, 11, pelo recebimento da denúncia do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais (MPC) apontando irregularidades nas contas da gestão do prefeito Antônio Silva (PTB), no ano de 2014.

A comissão processante vai verificar existência ou não de irregularidades na gestão do Executivo naquele ano. 

Os membros da Comissão foram escolhidos por sorteio, sendo eles os vereadores Rômulo Azevedo Ribeiro, que vai presidir a comissão, Leonardo Ciacci, relator e Henrique Lemes, vogal.

A Lei Orgânica do Município de Varginha em seu artigo 69,  diz que o presidente da comissão tem cinco dias para notificar o denunciado, que por sua vez terá 10 dias para apresentar sua defesa prévia, por escrito. 

Após a apresentação da defesa a comissão processante emitirá parecer dentro de cinco dias opinando pelo prosseguimento. 

O processo deverá ser concluído até 90 dias, contados a partir da data em que o denunciado for notificado. Caso sejam constatadas as irregularidades, o prefeito Antônio Silva pode ser cassado.

Votaram a favor da aceitação da denúncia votaram os vereadores Doutor Armando Fortunato, Adilson de Oliveira B.Boy Pé de Chumbo, Carlos Costa, Pastor Fausto, Jorge Direne Ribeiro, Leonardo Ciacci, Rogério Bueno, Reginaldo Tristão e Zacarias Piva. 

Votaram contra a aceitação da denúncia os vereadores DoutorAdilson Rosa, Henrique Lemes, Joãozinho Enfermeiro, Racibe da Acrenoc e Sérgio Takeishi. 

O presidente da Câmara, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro não votou na sessão.

Entenda o caso 
De acordo com parecer da procuradora do Ministério Público de Contas, Sara Meinberg, após ser feita a análise das contas de Antônio Silva do ano de 2014 e após ser analisada a defesa apresentada pelo Executivo, a Unidade Técnica do MPC entendeu que não foi sanado o apontamento referente à abertura de créditos suplementares ou especiais sem recursos disponíveis, no valor de R$2.387.040,31.

A medida contraria o disposto no art. 43 da Lei 4320/64 c/c o parágrafo único do art. 8° da LC 101/2000 e configuraria "pedaladas fiscais".

Ainda segundo o documento, o prefeito Antônio Silva também não teria investido o mínimo previsto por lei nos setores da educação e da saúde. 


Outro lado
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que "o Ministério Público de Contas emitiu parecer questionando apenas a edição de alguns decretos de suplementação, alegando que não havia disponibilidade de recursos para tanto". 

De acordo com a prefeitura, o departamento de contabilidade "controla esses valores e elabora os referidos Decretos, adotou entendimento diferente daquele adotado pelo Tribunal de Contas, o que gerou o questionamento. O Mmunicípio já contestou o referido Parecer junto ao Tribunal de Contas e à própria Câmara Municipal".

Andamento no TCE
A prestação de contas da prefeitura de Varginha (processo 958941) referente ao exercício de 2014 encontra-se com os autos conclusos ao relator, conselheiro substituto Licurgo Joseph Mourão, membro da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O parecer da procurador do MPC, Sandra Meinberg foi emitido no dia 28 de junho deste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...