Pular para o conteúdo principal

RODOVIA FERNÃO DIAS TEM QUEDA DE 39% NAS VÍTIMAS FATAIS EM ACIDENTE

Pesquisa feita pelo GERAR mostra ainda que 40,5% dos acidentes se dá por perda de controle do veículo. Grupo estratégico realiza ações desde 2013 para reduzir os índices de acidentes

“O GERAR faz um trabalho constante, com metas, plano de ação e muito planejamento”, destaca o diretor superintendente da concessionária, Helvécio Tamm de Lima

A concessionária Autopista Fernão Dias registrou no primeiro semestre 2016 uma redução de 39% nas vítimas fatais no BR-381, entre Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e Guarulhos, na Grande São Paulo, em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

O estudo foi conduzido pelo Grupo Estratégico de Redução de Acidentes (GERAR) da concessionária, em parceria com a área de operações da empresa. 

O levantamento também apontou que houve uma redução de 8% no número total de acidentes, o que representa 337 casos a menos. 

No trecho do Sul de Minas, entre Extrema e Santo Antônio do Amparo, o total de vítimas fatais e feridas apresentou queda de 32,3% e 25,2%, respectivamente. Já o total de acidentes caiu aproximadamente 5,4%.

Esta redução se deu, em grande parte, pelo trabalho desenvolvido pelo GERAR desde 2013, ano em que foi o órgão foi criado. O grupo atua em estudos com o objetivo de reduzir as ocorrências ao longo da rodovia. 

A equipe reúne gestores e colaboradores da Autopista Fernão Dias, de forma multidisciplinar, que se dedicam a definir ações que serão realizadas pelo grupo  para reduzir em 50% o número de mortes na rodovia até 2020. 

“O GERAR faz um trabalho constante, com metas, plano de ação e muito planejamento”, destaca o diretor superintendente da concessionária, Helvécio Tamm de Lima.

Um dos trechos que recebeu várias ações foi o Km 921, em Camanducaia. No local foram implantadas linhas de estímulo à redução de velocidade e placas de advertência que alertam os motoristas sobre curvas, declive e limite de velocidade. 

Além disso, no trecho também foi instalado radar e sistema de iluminação. Após as mudanças, o total de vítimas fatais foi reduzido a zero e o número de acidentes saiu de 67 em 2013, para sete em 2016.

Quanto aos índices de acidentes, levando em conta as causas prováveis, 40,5% se deu por perda de controle do veículo, 22,3% por descuido do motorista e 4,8% por dormir ao volante. 

“Estamos muito otimistas para alcançarmos a meta de redução de acidentes. No trecho da Autopista Fernão Dias vem sendo feito um trabalho intenso em conjunto com a engenharia e operações para aumentar a segurança dos nossos usuários e também realizamos campanhas e ações educativas que contribuem para a conscientização”, explica José Carlos de Oliveira, coordenador do GERAR da Autopista Fernão Dias. 

“Quando se analisa a causa, fica fácil perceber que a maioria dos acidentes poderia ser evitado”, acrescenta.
por Luiza Gabrielle Brunhara -  da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...