Pular para o conteúdo principal

SEM PLANO DE PROTEÇÃO, AEROPORTO REGIONAL DE LAVRAS CORRE O RISCO DE 'FECHAR AS PORTAS'

Prefeitura de Lavras ainda não entregou Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo ao DECEA. Aeroporto pode ser fechado a partir do próximo dia 15

Aeronave, no aeroporto de Lavras, no dia da inauguração das obras de sua reforma e ampliação

A demora da prefeitura de Lavras na elaboração e entrega do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), pode causar o fechamento do Aeroporto Regional (SSOL) da cidade, a partir do próximo dia 15.

A medida consta do NOTAM F1671/2016, disponível no Serviço de Informação Aeronáutica (AIS). 

De acordo com o documento, o Aeroporto de Lavras, que é de responsabilidade da prefeitura e fica localizado na região da Baunilha, será fechado a partir das 00h de 15 de julho até às 23h59 de 12 de outubro deste ano.

A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, em Brasília, no Distrito Federal. 

Na tarde de ontem, terça-feira, 5, Aeronáutica confirmou o fechamento do aeroporto da cidade conforme o NOTAM F1671/2016 e que até o momento a prefeitura de Lavras não apresentou o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo ao DECEA.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo é um orgão subordinado ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica, sendo o responsável pelo controle, estratégico e sistêmico, do espaço aéreo do país. 

Todos os serviços que demandam um alto grau de tecnologia, mão de obra, pesquisa e planejamento especializados, relacionados à gestão e ao gerenciamento do espaço aéreo brasileiro, são prestados pelo DECEA.

Segundo a assessoria da Aeronáutica, assim que a prefeitura apresentar o PBZPA, o NOTAM poderá ser cancelado. 

Ainda de acordo a assessoria, a Portaria do Comando da Aeronáutica nº 957/GC3, de 9 de julho de 2015, dispõe sobre as restrições aos objetos que possam afetar a segurança ou a regularidade das operações aéreas.

Sendo assim, o Plano de Zona de Proteção de Aeródromo restringe as implantações, como prédios e antenas, por exemplo, que estejam ao redor dos aeródromos. 

A medida visa garantir um espaço aéreo livre de obstáculos para que as aeronaves possam manobrar de forma segura.

O Comando da Aeronáutica ressaltou que na condição de signatário da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), o Brasil, por meio da Agência de Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Comando da Aeronáutica, segue a legislação internacional relativa à segurança das operações aéreas em aeródromos, o que inclui a Portaria nº 957/GC3/2015.


NOTAM
Um NOTAM é um documento que tem por finalidade divulgar, antecipadamente, toda informação aeronáutica que seja de interesse direto e imediato à segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea. 

As informações de um NOTAM são divulgadas pelas entidades governamentais de proteção ao voo incumbidas de prestar o Serviço de Informação Aeronáutica. O documento é acessado por pilotos do mundo inteiro. 

Sonho
As obras de reforma e modernização do Aeroporto Regional de Lavras, no Sul de Minas, foram inauguradas no dia 17 de março de 2010, com a presença do então governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). 

"O Proaero visa dotar a nossa malha aérea de qualidade e de condições para que possamos ter voos regulares, comerciais, inclusive para Lavras, ligando Minas a outros estados brasileiros, mas pousando no interior do Estado. O Estado está induzindo esses voos através, inclusive, de isenção do ICMS na gasolina”, disse Aécio, naquela ocasião.

O novo aeródromo ganhou uma pista de 1500 metros para receber aeronaves de até 52 lugares. Além da pista para pouso e decolagem, o aeroporto conta agora com um moderno setor contra incêndio, balizamento noturno, terminal de passageiros, loja de conveniência, área administrativa, área de controle de voo, estacionamento para aeronaves e o taxiway.

O novo Aeroporto de Lavras ganhou uma pista de 1.500 metros para receber aeronaves com capacidade para até 70 passageiros. Foram investidos R$ 10,3 milhões na reforma e modernização.

Além da pista para pouso e decolagem, o aeroporto passou a contar com um moderno setor contra incêndio, balizamento noturno, terminal de passageiros, loja de conveniência, área administrativa, área de controle de voo, estacionamento para aeronaves e o taxiway. 

As obras de reforma e ampliação do aeroporto de Lavras foram financiadas pelo Programa de Revitalização dos Aeroportos (Proaero), do Governo do Estado. No Proaero, a seleção dos aeroportos foi baseada na distribuição estratégica do Estado, na densidade populacional, nas melhorias previstas no Plano Aeroviário do Estado de Minas Gerais (PAEMG) e nos pareceres das vistorias dos técnicos da Aeronáutica e da Anac. 

Foram investidos mais de 10 milhões de reais. Com as obras realizadas, foi considerado um dos mais modernos do Estado de Minas Gerais.

No dia 23 de novembro de 2011, o Diário Oficial da União (DOU) publicou a portaria da Agência Nacional de Aviação Civil que homologou o Aeroporto Regional de Lavras, abrindo caminho para o sonho antigo dos lavrenses de terem voos comerciais regulares operando na cidade.

Realidade
O aeroporto de Lavras não possui voos comerciais, mas conta com um movimento intenso. O fechamento do aeródromo por três meses deve prejudicar a vida aos empresários da cidade, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) que sedia eventos importantes e recebe muitas visitas, além do trabalho dos pilotos que dependem do funcionamento do aeroporto.

Ao lado do aeroporto também funciona o Aeroclube de Lavras, que possui uma tradicional escola de pilotagem e se utiliza da pista constantemente. 

Com o fechamento, não poderá haver pousos e decolagens na pista e as aeronaves que estão nos hangares do aeroporto terão que ser removidas para outros aeroportos.

O Plano
O PBZPA possui um levantamento topográfico e a relação dos obstáculos no entorno do aeródromo, a chama Zona de Proteção. 

Pela legislação, há penalidades previstas pela não elaboração dos respectivos Planos de Zona de Proteção de Aeródromos no prazo estabelecido. 

No caso dos aeródromos privados, o não encaminhamento dos Planos Básicos de Zona de Proteção pode implicar em restrições operacionais.

Durante a sua elaboração devem ser efetuados os cálculos da Zona de Proteção, preencher os anexos exigidos pela ICA11-3 e ICA 63-19. Também deve ser confeccionado o desenho dentro das exigências da Portaria 957/CG3.

Após a elaboração, o plano deve ser entregue e protocolo junto ao Comando da Aeronáutica para aprovação e publicação do PBZPA para projetos de aeródromos, exigência fundamental para legalização do mesmo. 

Outro lado
A redação do Blog O Corvo-Veloz entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Lavras na manhã desde segunda-feira, 4, mas o órgão não se pronunciou sobre o assunto até o encerramento desta reportagem, no final da tarde de ontem, terça-feira, 5.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...