Pular para o conteúdo principal

UFLA FICA DE FORA DE RANKING QUE CLASSIFICA AS MIL MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO

CWUR é único ranking global a medir simultaneamente qualidade de ensino e de treinamento dos alunos

Universidade Federal de Lavras não obteve pontuação e ficou de fora do ranking

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) não entrou na lista das mil melhores universidades do mundo, na avaliação divulgada pelo Center for World University Rankings (CWUR), da Arábia Saudita. 

Este é o único ranking global a medir simultaneamente qualidade de ensino e de treinamento dos alunos, assim como o prestígio dos acadêmicos e qualidade das pesquisas sem ter como base dados e pesquisas fornecidos pelas próprias instituições avaliadas.

Na classificação mundial, que reúne as mil melhores instituições entre 25 mil universidades de todo o mundo, ao todo, o Brasil tem 17 universidades entre as 1.000 classificadas.

O ranking é produzido com base em indicadores como publicações, patentes e empregabilidade de egressos. 

As cinco instituições brasileiras mais bem posicionadas são Universidade de São Paulo (USP), em 138º; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 327º lugar; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 407º; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 519º e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 575º.

A USP também ficou com a posição de melhor universidade da América Latina na edição de 2016 do CWUR. O ranking é publicado deste 2012.

Ranking
Divulgado pelo Center for World University, instituição da Arábia Saudita, o ranking avalia e classifica as 1.000 melhores universidades do mundo, segundo a qualidade do ensino e o prestígio de seus docentes e pesquisadores. A nota final vai de 0 a 100.

Embora com algumas especificidades, o conjunto de indicadores utilizados pelo CWUR é similar a critérios adotados por outras avaliações mundiais de universidades, como qualidade do ensino, formação dos alunos, prestígio dos docentes e relevância na pesquisa.

O CWUR utiliza oito indicadores de qualidade: quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais importantes, de acordo com o tamanho da instituição; número de formandos que atualmente ocupam cargos de dirigentes nas melhores empresas do mundo; qualidade dos professores, a partir do número de prêmios e medalhas de relevância; número de publicações em jornais de reputação; número de publicações em jornais de grande influência; número de citações em pesquisas; índice que mede o impacto geral da instituição; e número de patentes internacionais solicitadas pela universidade.

O peso destes oito indicadores são assim distribuídos: 25% de peso para qualidade de ensino, 25% para empregabilidade (avaliado pelo número de ex-alunos que se tornaram CEOs nas principais empresas do mundo em relação ao tamanho da universidade), 25% para qualidade do corpo acadêmico (medida por meio de premiações acumuladas), 5% para publicações, 5% influência na mídia (medida por citações de pesquisas na imprensa, 5% para citações de pesquisas, 5% para impacto e, por fim, mais 5% para patentes.

Liderança
No topo do ranking, estão as renomadas Harvard (1º), Stanford (2º), seguidas pelo MIT, Cambridge e Oxford. Os Estados Unidos é o país com mais instituições de ensino no ranking. São 224 instituições, entre as mil listadas pelo CWUR. 

A China vem em seguida com 90, o Japão com 74 e o Reino Unido possui 65. O ranking foi publicado no último dia 11 de julho.

Confira a lista completa no site do CWUR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...