Pular para o conteúdo principal

UFLA FICA DE FORA DE RANKING QUE CLASSIFICA AS MIL MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO

CWUR é único ranking global a medir simultaneamente qualidade de ensino e de treinamento dos alunos

Universidade Federal de Lavras não obteve pontuação e ficou de fora do ranking

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) não entrou na lista das mil melhores universidades do mundo, na avaliação divulgada pelo Center for World University Rankings (CWUR), da Arábia Saudita. 

Este é o único ranking global a medir simultaneamente qualidade de ensino e de treinamento dos alunos, assim como o prestígio dos acadêmicos e qualidade das pesquisas sem ter como base dados e pesquisas fornecidos pelas próprias instituições avaliadas.

Na classificação mundial, que reúne as mil melhores instituições entre 25 mil universidades de todo o mundo, ao todo, o Brasil tem 17 universidades entre as 1.000 classificadas.

O ranking é produzido com base em indicadores como publicações, patentes e empregabilidade de egressos. 

As cinco instituições brasileiras mais bem posicionadas são Universidade de São Paulo (USP), em 138º; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 327º lugar; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 407º; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 519º e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 575º.

A USP também ficou com a posição de melhor universidade da América Latina na edição de 2016 do CWUR. O ranking é publicado deste 2012.

Ranking
Divulgado pelo Center for World University, instituição da Arábia Saudita, o ranking avalia e classifica as 1.000 melhores universidades do mundo, segundo a qualidade do ensino e o prestígio de seus docentes e pesquisadores. A nota final vai de 0 a 100.

Embora com algumas especificidades, o conjunto de indicadores utilizados pelo CWUR é similar a critérios adotados por outras avaliações mundiais de universidades, como qualidade do ensino, formação dos alunos, prestígio dos docentes e relevância na pesquisa.

O CWUR utiliza oito indicadores de qualidade: quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais importantes, de acordo com o tamanho da instituição; número de formandos que atualmente ocupam cargos de dirigentes nas melhores empresas do mundo; qualidade dos professores, a partir do número de prêmios e medalhas de relevância; número de publicações em jornais de reputação; número de publicações em jornais de grande influência; número de citações em pesquisas; índice que mede o impacto geral da instituição; e número de patentes internacionais solicitadas pela universidade.

O peso destes oito indicadores são assim distribuídos: 25% de peso para qualidade de ensino, 25% para empregabilidade (avaliado pelo número de ex-alunos que se tornaram CEOs nas principais empresas do mundo em relação ao tamanho da universidade), 25% para qualidade do corpo acadêmico (medida por meio de premiações acumuladas), 5% para publicações, 5% influência na mídia (medida por citações de pesquisas na imprensa, 5% para citações de pesquisas, 5% para impacto e, por fim, mais 5% para patentes.

Liderança
No topo do ranking, estão as renomadas Harvard (1º), Stanford (2º), seguidas pelo MIT, Cambridge e Oxford. Os Estados Unidos é o país com mais instituições de ensino no ranking. São 224 instituições, entre as mil listadas pelo CWUR. 

A China vem em seguida com 90, o Japão com 74 e o Reino Unido possui 65. O ranking foi publicado no último dia 11 de julho.

Confira a lista completa no site do CWUR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...