Pular para o conteúdo principal

VOCÊ COMPRARIA UMA BARRA DE CEREAL COM CAFÉ?

Pesquisa desenvolvida na UFLA avalia o potencial do produto no mercado


A barra alimentícia, conhecida popularmente como barrinha de cereal, foi objeto de estudo da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Maísa Mancini Matioli de Sousa, a qual avaliou o produto quanto à impressão global, intenção de compra, preferência e expectativa, antes e após o consumo da barra.

Resultados
Os resultados da pesquisa demonstraram os principais aspectos considerados pelos consumidores em relação ao produto, “segundo a avaliação qualitativa, o consumidor prefere embalagens com cores foscas variando nos tons relacionados aos grãos de café. Essas são melhores para a embalagem que contém a informação “sabor café especial – 100% arábica”. 

Quanto à segmentação de mercado, foi possível concluir que o grupo dos “consumidores saudáveis e conscientes” é o segmento com maior potencial para ser explorado quanto à compra e consumo da barra alimentícia adicionada de café”, explica Maísa.

O projeto que foi iniciado através do Programa do Polo de Excelência do Café, INCT Café e teve o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), faz parte da linha de pesquisa que busca o desenvolvimento de novos produtos à base de café desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos da UFLA.

A análise inicial sobre o produto foi desenvolvida pela nutricionista e mestre em Ciência dos Alimentos pela UFLA, Nathália de Souza Lara, onde foi realizada a formulação, avaliação físico-química e sensorial da barra alimentícia adicionada de café. 

O estudo conclui que a barra alimentícia composta por uva passa e com 100% de café destacou-se quanto à capacidade de proteção contra o estresse oxidativo e demonstrou satisfatória aceitabilidade, podendo ser uma nova alternativa para o mercado de produtos diferenciados, com possíveis efeitos benéficos à saúde. 

A partir dos resultados iniciais que constataram o potencial do produto, o estudo seguiu com a análise de marketing feita pela nutricionista Maísa. 

A orientadora da duas pesquisas e professora da UFLA, Rosemary Gualberto Fonseca Alvarenga Pereira, afirma que além de ser muito apreciado, o café oferece diversos benefícios a saúde, como no caso da associação do produto com a uva passa, que potencializou o poder antioxidante na junção dos dois ingredientes, “queremos explorar esse produto essencialmente brasileiro e os próximos passos da pesquisa é a extração de aromas de cafés especiais para inserção em filmes comestíveis na barra alimentícia”, observa.

O coorientador das pesquisas e professor da UFLA, João de Deus Souza Carneiro, explica que   desenvolver um novo produto é algo complexo e que envolve diferentes áreas de pesquisa, “estamos no caminho certo seguindo com a análise de mercado para entender melhor a percepção dos futuros consumidores, um público que está cada vez mais preocupado com a qualidade, segurança alimentar e que almejam produtos saudáveis”, afirma.

Desenvolvimento
O estudo foi dividido em duas fases: a etapa qualitativa, onde a discente entrevistou dois grupos focais de pessoas e etapa quantitativa que foi feita a partir de análise sensorial e questionário estruturado sobre opinião e comportamento em relação à barra alimentícia, avaliado por meio de estatísticas descritivas e multivariadas. 


A pesquisa aferiu a viabilidade de introdução no mercado de uma barra alimentícia adicionada de café, a intenção de compra dos consumidores, além de identificar o melhor conceito e os possíveis segmentos de mercado para inserção do produto.
por Vanessa Trevisan - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...