Pular para o conteúdo principal

CANADÁ PARAOLÍMPICO CHEGA A JUIZ DE FORA COM OBJETIVO DE OBTER 12 MEDALHAS


Equipe paralímpica de atletismo do Canadá, em pátio de hotel em Juiz de Fora, começa a treinar neste domingo, 28 
Cadeiras de rodas desenhadas para alcançar mais de 30 quilômetros por hora e serem vetor para obter medalhas já estão estacionadas em Juiz de Fora. Seus usuários são atletas paralímpicos do Canadá, que escolheu a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) como uma das bases de treinamento de atletismo para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

A equipe paralímpica do país chegou à cidade, na tarde deste sábado, 27, com 31 dos 32 integrantes – o último chegará no dia 1º de setembro. 

Neste primeiro dia, a equipe se reuniu no hotel onde estão hospedados para receber orientações sobre a cidade e a preparação local. A previsão de partida para o Rio é o dia 5 de setembro. As provas de atletismo começam no dia 8.

Treinos
Os atletas fazem os primeiros treinos neste domingo, às 9h e às 15h, na Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF (Faefid), no campus, sem acesso de visitantes. 

“Usualmente esses treinos posteriores à chegada são mais leves devido à habituação ao fuso horário”, disse o chefe da delegação de atletismo do Canadá, Peter Eriksson.

A partir desta segunda, as atividades serão abertas ao público, com entrada gratuita e sem necessidade de cadastro. Para acesso à faculdade, será necessário passar pela revista de segurança, que proíbe itens que possam oferecer risco ao evento, como objetos perfurocortantes. 

A programação de atividades, na Faefid e na BR-440 (Via São Pedro), é informada na véspera, no portal UFJF 2016.

JF e meta


Ness Murby, com seu cão-guia, é uma das favoritas a medalha no lançamento de dardo 
Eriksson reforçou que o retorno do Canadá a Juiz de Fora se deve à junção de oportunidades oferecidas pela cidade: boa infraestrutura, acomodação e proximidade com o Rio de Janeiro. 

“Não foi preciso solicitar nenhum ajuste de infraestrutura para receber os atletas paralímpicos. O hotel e a pista possuem acessibilidade.”

O acesso mais visado será o do pódio. A meta do atletismo canadense para esta edição dos Jogos Paralímpicos é obter entre 10 a 12 medalhas, sendo cinco de ouro, e ficar entre os 15 primeiros países no ranking geral. Em Londres 2012, foram conquistadas nove láureas e a 20ª posição.

Um dos destaques da equipe que está em Juiz de Fora é Ness Murby, atual vice-campeã mundial no lançamento de dardo, na categoria F11, de pessoas com deficiência visual. O maior medalhista recente é Brent Lakatos, que não veio à cidade. Possui três pratas dos Jogos de Londres e três ouros do Mundial de Doha, em 2015.

Seis paralimpíadas e novo torcedor


Pela primeira vez no Brasil, atleta Diane Roy participa pela sexta vez de uma Paralimpíada 
Outra atleta, Diane Roy, não tem a medalha como plano exclusivo, mas vem ao Brasil pela primeira vez a fim de “viver cada momento desta Paralimpíada”, que, apesar de ser a sexta de que participa, tem traços próprios. A corredora, com cadeira de rodas, terá um torcedor a mais: seu filho de um ano de idade.

“Nunca se sabe como ficará seu corpo depois de uma gravidez e sobre como será a saúde do bebê. Mas tudo saiu bem, por isso, decidi voltar a competir e ir ao Rio”, disse Diane, de 45 anos, que entrou, em 2009, para o Hall da Fama Terry Fox, destinado a quem se tornou referência para pessoas com deficiência no Canadá.

“Algumas pessoas acham que estou velha para competir, mas provei que posso estar aqui e penso que serei capaz de fazer um bom trabalho. Fiz tempos muito bons, em corridas, nos últimos dois meses, por isso, tudo é possível. Estou entusiasmada com os Jogos, que podem ser os últimos de que participo”, completou a atleta, que perdeu o movimento das pernasquando tinha 17 anos após acidade com quadriciclo. 


Melhor edição

Derek Drouin, em treino na UFJF, conquistou ouro no salto em altura 
Também coordenador da delegação olímpica de atletismo, Peter Eriksson afirmou que a participação do Canadá nos Jogos Olímpicos do Rio foi a melhor do país desde 1932. 

“Todos os nossos medalhistas treinaram em Juiz de Fora e também tivemos quatro atletas em quarto lugar que estiveram aqui. A cidade nos ajudou a ter a nossa melhor campanha no atletismo. Graças à universidade tivemos esse suporte.”

A atuação canadense teve como principal destaque na mídia o velocista Andre de Grasse, medalhista de prata nos 200 metros e de bronze nos 100 metros e no revezamento 4 x 100 metros. 

O atleta protagonizou com o jamaicano Usain Bolt uma das cenas mais icônicas dos Jogos, quando os dois sorriam um para o outro ao liderarem, com folga, uma das semifinais dos 200 metros.

A visibilidade do atletismo praticado pelo país, no Rio, é boa para “atrair mais atletas, patrocinadores, financiamento e apoio do Governo, uma vez que natação e atletismo não tiveram bons resultados, em 2012, mas se tornaram os dois melhores em 2016”, acrescentou Eriksson.
da assessoria - UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...