Pular para o conteúdo principal

CONSU RECEBE PROPOSTA DE FLEXIBILIZAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO DOS TAE's DA UFSJ


O reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e presidente do Conselho Universitário da instituição (Consu), Sérgio Augusto Araújo da Gama Cerqueira, informou ao Conselho sobre proposta de resolução que disciplinará a flexibilização da jornada de trabalho de 30 horas semanais em setores e unidades da UFSJ.

Para se adequar ao novo horário, os setores deverão funcionar no mínimo 12 horas ininterruptas e ter atendimento ao público, conforme dispõe o Decreto nº 1.590, de 10.08.1995 do Governo Federal.

A proposta faz parte das metas da atual Gestão e já havia sido apresentada durante a campanha para escolha da nova Reitoria. 

Naquela ocasião uma minuta de documento foi criada com a contribuição dos técnicos-administrativos e serviu de base para a proposta apresentada hoje, 8 de agosto ao Consu.

No último dia 15 de junho, no início da nova Gestão, foi realizada uma reunião entre os representantes do Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de São João del-Rei (SINDS-UFSJ) e a Reitoria, com o objetivo de operacionalizar a implantação das 30 horas. 

No encontro ficou definida a criação de uma Comissão Paritária, composta por representantes dos técnicos-administrativos e da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, responsável pela análise da versão final do documento, além de propor e acompanhar os passos de implantação da flexibilização da jornada de trabalho.

Caso a proposta seja aprovada pelo Consu, será necessário ainda definir os critérios que irão orientar a avaliação dos pedidos de flexibilização, encaminhados pelos setores e unidades para serem analisados.

Cabe destacar que tais critérios respeitarão a legislação vigente que trata do assunto, observando-se, como já dito, a prestação de serviços de forma continua e ininterrupta, por no mínimo 12 horas; além é claro da qualidade na prestação dos serviços; a real necessidade desses e a qualidade de vida do servidor.

Setores e unidades que trabalham diretamente no atendimento ao público, como as bibliotecas, já foram flexibilizados no Campus Alto Paraopeba e Campus Centro-Oeste Dona Lindu. 

“A flexibilização da jornada de trabalho, conforme prevê a lei, é exceção e não regra, sendo necessário, portanto, que a luta pela ampliação e pela garantia de manutenção do horário reduzido para todos os servidores, passe por mudanças na legislação. Dessa forma a demanda deve ser encaminhada pelas lideranças sindicais da categoria e negociadas junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional” ressalta a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da UFSJ, a técnica-administrativa Geunice Tinôco Scola.

O reitor da UFSJ, Sérgio da Gama Cerqueira afirma que a Reitoria apoia plenamente essa luta, considerando-a legítima, e reitera seu compromisso de estender a flexibilização, respeitando o que rege a lei.

A proposta de resolução será agora avaliada pelo relator do processo; o conselheiro Lincoln Cardoso Brandão, professor do Departamento de Engenharia Mecânica, e posteriormente levada para votação no Consu.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...