Pular para o conteúdo principal

DILMA VAI AO SENADO E APRESENTA ARGUMENTOS CONTRA O PROCESSO DE IMPEACHMENT

Golpe: Em sessão no Senado, Dilma deixou claro que não cometeu crimes de responsabilidade, condição necessária para um processo de impeachment


A manhã desta segunda-feira, 29, foi marcada pela histórica ida da presidenta Dilma Rousseff (PT) ao plenário do Senado, para defender-se do golpe em curso no país. 

Ela abriu a sessão com um discurso que aponta a falta de fundamentos no pedido de impeachment e logo depois começou a responder perguntas dos senadores.

Kátia Abreu ( PMDB-TO) foi a primeira senadora a falar, elogiando o mandato da presidenta, especialmente a evolução do plano agrícola e pecuário, e preferiu não fazer perguntas. Em seguida, Dilma disse que se orgulha do trabalho feito com o Plano Safra e o Ministério da Agricultura.

Ela reafirmou que, sem as subvenções do governo federal, agricultores não teriam como “fazer todos os grandes feitos dos últimos anos”. 


“O precedente é grave porque atingirá outros presidentes da República, além de vereadores e prefeitos eleitos agora.”

A segunda senadora a falar foi Ana Amélia, do PP. Para ela, “Se fosse golpe, o processo teria sido suspenso em seu início.”Dilma respondeu falando sobre a legitimidade do processo, afirmando que é preciso fazer uma diferenciação entre “um golpe de Estado militar e parlamentar.”

“Exemplificando, no golpe militar, derruba-se a árvore. No golpe parlamentar, você tira um presidente que foi eleito por voto direto. É como se a árvore fosse atacada por fungos, por exemplo. Você compromete a árvore. Por que compareço ao Senado? Porque é um espaço democrático que tem que ser preservado”, disse a presidenta.

“Quero que a democracia do meu país saia ilesa desse processo. Estou questionando que não basta ter o rito correto, tem que ter conteúdo.”

A presidenta lembrou que segundo o Ministério Público Federal, a chamada “pedalada” no Plano Safra não foi operação de crédito, nem crime. 

“A mentira não está só no fato dos créditos suplementares. Antes eram seis, aí passaram para quatro e agora são três. Acredito que no futuro serão zero. Não se pode usar aspectos genéricos sem avaliar as características específicas desse processo.”

Dilma também afirmou que a crise da economia global prejudicou a economia brasileira. “A queda de arrecadação o meu governo nem nenhum governo controla. A causalidade está errada. Não é a questão fiscal que conduz à crise. Também não aceito essa questão em relação aos bancos oficiais.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...