Pular para o conteúdo principal

UFLA TERÁ REPRESENTANTES NO ENCONTRO DE ESTUDANTES NEGROS, NEGRAS E COTISTAS DA UNE

Eles fazem parte da equipe de organizadores do Encontro do Orgulho Crespo de Lavras, evento que visa o empoderamento e união dos afrodescendentes de Lavras e região

Isadora Oliveira, Zulu Duarte e Laissa Ferreira participam do 5º Enune, em Salvador, na Bahia

Salvador é uma das mais belas e mais visitadas cidades do Brasil. Cidade de 2,675 milhões de habitantes, é o local com a maior concentração de negros fora da África.

E por esse motivo, a capital baiana, localizada no Nordeste do País abriga novamente um dos mais importantes encontros do movimento estudantil para ”afrontar o racismo e conquistar direitos”. 

Salvador será mais uma vez, palco do Encontro de Estudantes Negros, Negras e Cotistas da UNE (Enune). No último censo, 80% da população de Salvador se declarou afrodescendente. 

Nesses 467 anos de história, a religião, a cultura, a música e a dança da cidade refletem o peso simbólico da luta do povo negro. 

Em sua 5ª edição, o evento organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) terá como tema "Minha presença te incomoda? Conquistar direitos e afrontar o racismo" será um espaço de articulação e síntese das mais variadas experiências de enfrentamento ao Racismo que vêm mudando a cara do País.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) será representada por três estudantes da graduação. Isadora de Oliveira Ramos (Engenharia Química), Laissa Ferreira (Filosofia) e Cleyson Duarte, mais conhecido como Zulu (Educação Física).

Eles fazem parte da equipe de organizadores do Encontro do Orgulho Crespo de Lavras, evento que visa o empoderamento e união dos afrodescendentes de Lavras e região. 

O encontro que já teve sua terceira edição na cidade, se tornou um projeto de extensão cadastrado na Universidade Federal de Lavras e realizado juntamente com outros três estudantes, todos membros da equipe organizado do Orgulho Crespo. 

Para a diretora de mulheres da UNE, Bruna Rocha, ser a cidade mais negra do mundo fora do continente africano indica muita coisa sobre a cultura de Salvador.

"É uma cidade sofrida, porém acolhedora e com um traço de resistência muito forte. O povo tem uma personalidade muito alegre e corajosa, uma diversidade impressionante e muita irreverência”, conta ela, que é uma soteropolitana orgulhosa.

“Nesta edição estamos comemorando 10 anos da realização do ENUNE e a escolha do tema do encontro é ‘A minha presença te incomoda? Conquistar direitos e afrontar racismos’ porque ainda hoje nossa presença em espaços como a universidade inquieta brancos ricos insatisfeitos com suas perdas de privilégios”, destaca o diretor de Combate ao Racismo da UNE, Rodger Richer.

O local escolhido para concentrar o evento também tem uma história marcante. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) também é muito representativa para os estudantes negros do país. 

A instituição foi uma das primeiras universidades federais do país a adotar o sistema de cotas raciais. Após amplo debate e muita pressão do movimento negro e estudantil, a universidade iniciou a implantação do seu Programa de Ação Afirmativa com o primeiro vestibular, em 2005, que incluiu reserva de vagas para alunos negros, quilombolas e também da escola pública, índios e índio-descendentes.

Os estudantes também foram responsáveis por promover o debate em torno do tema enriquecendo o processo de democratização da universidade e contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema enfim aprovado, tornando-o modelo adotado pelo projeto de lei enviado pelo MEC ao Congresso Nacional.

Os debates acontecerão na parte interna do Centro de Educação Física e Esportes da UFBA, localizado bairro de Ondina, zona sul da cidade. 

O bairro é cortado pela famosa Avenida Oceânica e abriga diversos restaurantes, bares e também o Palácio do Governador. Este último está localizado no Alto de Ondina, elevação que é um dos atrativos locais.

Serviço
O que? 5º Enune
Quando? De 5 a 7 de agosto
Onde? Universidade Federal da Bahia – Centro de Educação Física e Esportes – Rua Dorilândia, 105 – Ondina, Salvador – Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...