Pular para o conteúdo principal

FEDERAL DE LAVRAS NÃO ENTRA EM RANKING DAS 500 MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities é considerado um dos precursores dos rankings universitários

Universidade de Lavras ficou de fora de mais um ranking internacional

Após ficar de fora da lista das mil melhores universidades do mundo, na avaliação divulgada pelo Center for World University Rankings (CWUR), da Arábia Saudita, conforme divulgado com exclusividade pelo Blog O Corvo-Veloz no dia 29 de julho, agora foi a vez da Universidade Federal de Lavras (UFLA) não aparecer entre as 500 melhores em um ranking chinês de classe mundial.

O Ranking Acadêmico das Universidades de Classe Mundial (ARWU, na sigla em inglês) divulgado na semana passada, aponta as 500 melhores universidades mundiais segundo critérios como qualidade na educação, premiações alcançadas pelo corpo docente, publicações nas revistas Nature e Science e publicações indexadas nas áreas de ciências sociais.

Universidades brasileiras mais bem posicionadas na edição 2016 do ARWU

Entre as brasileiras, encabeça a lista a Universidade de São Paulo (USP) – posicionada entre as 150 líderes do mundo –, seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), todas na faixa entre a 301ª e a 400ª colocação. 

Na faixa seguinte (400-500), figuram as universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Estadual de Campinas (Unicamp). 

A UFMG, única representante do Estado no rankinhg, figura entre as quatro melhores instituições de ensino superior brasileiras. Já A USP é a universidade latino-americana mais bem colocada, no grupo entre a 100ª e a 150ª posição, mesma classificação alcançada no ano passado.

Nas melhores posições do ARWU 2016 ficaram três universidades norte-americanas: Universidade de Harvard, Universidade de Stanford e Universidade da Califórnia, Berkeley. A estas seguem-se a Universidade de Cambridge (Reino Unido) e o MIT - Massachusetts Institute of Technology (EUA).

Clique aqui e confira o resultado do ARWU.

O ranking
O ranking avalia anualmente 1200 universidades e é elaborado pela Universidade Jiao Tong de Xangai, na China. O ARWU já foi citado pela Revista The Economist, como sendo “coerente e transparente”.

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities é considerado um dos precursores dos rankings universitários. 

A classificação utiliza seis indicadores para avaliar as instituições, incluindo o número de ex-alunos e docentes ganhadores de Prêmios Nobel, número dos pesquisadores mais citados, número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e Social Sciences Citation Index e a performance de pesquisa per capita relativa ao tamanho da instituição.

Centenas das universidades citaram os resultados do ranking nas suas notícias universitárias, nos relatórios anuais ou folhetos promocionais. Um estudo sobre o ensino superior publicado pelo The Economist em 2005, comentou a ARWU como "a classificação anual mais utilizada de universidades de pesquisa do mundo."

Burton Bollag, um jornalista do Chronicle of Higher Education escreveu que a ARWU " é considerada como a classificação internacional com mais influência".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...