Pular para o conteúdo principal

SEDE DA ETAPA ESTADUAL DO JEMG, LAVRAS COMEMORA RESULTADOS POSITIVOS

Presença de alunos-atletas na cidade movimenta a economia local


A cidade de Lavras, no Território Sul, pode ser considerada a capital do esporte escolar de Minas Gerais em 2016. 

Após sediar, entre 11 e 16 de julho, a disputa das modalidades individuais e paralímpicas da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), que contou com a presença de cerca de 4500 alunos-atletas, a cidade se prepara agora para receber as disputas das modalidades coletivas.

A expectativa é de que 1600 alunos de 144 escolas públicas e privadas de 101 municípios mineiros participem da competição, que acontece na próxima semana, de 1º a 7 de agosto. 

A cerimônia oficial de abertura da etapa será realizada no dia 2 de agosto, terça-feira, às 19 horas, no Ginásio do Lavras Tênis Clube – LTC (Rua Costa Pereira, s/nº, bairro Centro).

JEMG movimenta a economia
Segundo o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Lavras, Ricardo Pacheco, o JEMG é uma grande oportunidade para o desenvolvimento esportivo e econômico da cidade. 

Pacheco comentou que a execução das modalidades individuais e paralímpicas injetou cerca de 2 milhões de reais no comércio local.

“Com a realização das coletivas, agora, e das individuais, a estimativa é que movimentemos um total de 5 milhões de reais com o evento, o que é muito positivo para a economia de Lavras. Além disso, é uma chance de incentivar a prática esportiva em nossa cidade, já que possuímos vagas garantidas na estadual, em razão de sermos a sede”, comemorou.

Esporte nos quatro cantos da cidade
Ao todo, 12 espaços serão utilizados pelo JEMG, o que levará o esporte a diferentes regiões de Lavras. 

O Ginásio Edimilson Bosco Chitarra, no bairro São Vicente, será a casa do basquete módulo I (para alunos de 12 a 14 anos), enquanto o Ginásio II da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no bairro Kennedy, recebe as disputas do módulo II (para alunos de 15 a 17 anos). 

A UFLA recebe também as competições de handebol módulo II e vôlei de praia, ambas no Ciune.

No Centro estarão concentrados os jogos de futsal módulo II e peteca (ginásio, quadras 1 e 2 do Lavras Tênis Clube – LTC), vôlei módulo II (ginásio da Associação Atlética Ferroviária) e vôlei de praia (quadra da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo – SELT).

A competição do futsal do módulo I acontece no ginásio do Instituto Presbiteriano Gammon, no bairro Esplanada, e do handebol, no mesmo módulo, no ginásio do Colégio Tiradentes, no Jardim Floresta. 

O vôlei módulo I será realizado no ginásio do Clube ABR Cofap, no Distrito Industrial.

O programa
O Minas Esportiva/JEMG é um programa do Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

Os Jogos são disputados em quatro etapas, sendo elas: municipal, microrregional, regional e estadual. A atual edição, que atingiu o número recorde de 815 municípios inscritos, pela primeira vez terá as modalidades skate e rúgbi, praticadas em caráter de demonstração.

Além de indicar os campeões no estado, o JEMG também seleciona os representantes mineiros para a disputa dos Jogos Escolares da Juventude. Dividida em duas etapas – 12 a 14 anos e 15 a 17 anos –, a competição deste ano será sediada em João Pessoa (PB), nos meses de setembro e novembro, respectivamente.

Também em novembro, a cidade de São Paulo/SP sediará as Paralimpíadas Escolares, que contam com alunos indicados pelo JEMG. 

Mais informações pelo site: jogosescolares.esportes.mg.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...