Pular para o conteúdo principal

UTILIDADE PÚBLICA: SANTANA DA VARGEM RECEBE CARAVANA DO MINISTÉRIO PÚBLICO ITINERANTE



O pequeno município de Santana da Vargem, no Sul de Minas, e os seus pouco mais de sete mil habitantes receberam nessa quarta-feira, 10 de agosto, a caravana da cidadania do MP Itinerante. 

A ação, promovida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) desde 2010, busca ampliar o diálogo da instituição com a sociedade civil e incentivar a população mineira a exercer a cidadania participativa, além de oferecer diversos serviços aos quais, muitas vezes, essas pessoas não têm acesso.

Em Santana da Vargem, a ação foi realizada na praça Padre João Marciel Neiva, no Centro da cidade, e em algumas escolas públicas locais. 

Foram realizadas palestras sobre o Ministério Público, a Defensoria Pública, a importância do voto, direitos do consumidor, além de atendimentos realizados pelos promotores de Justiça de Três Pontas, Artur Foster Giovannini, Estevan Sartoratto e Ana Gabriela Rocha, pelo procurador de Justiça e coordenador de Defesa dos Direitos da Família do MPMG, Bertoldo Mateus de Oliveira Filho e por servidores da instituição. 

Cerca de 50 pessoas foram atendidas pela equipe em assuntos envolvendo pensão alimentícia, guarda, divórcio, violência sexual, meio ambiente, entre outros.

A professora Dinorah Fernandes e estagiários da Faculdade Milton Campos realizaram mais de 20 atendimentos ligados ao direito previdenciário. 

Muitas pessoas atendidas, por exemplo, não sabiam que poderiam se aposentar e tiveram as suas situações encaminhadas pela equipe. 

Houve também reuniões públicas realizadas pela Controladoria-Geral do Estado sobre controle social e pela Coordenadoria de Direitos de Família do MPMG sobre mediação de conflitos.

Além disso, diversos serviços foram oferecidos por parceiros do MP Itinerante, como emissão de CPF pelos Correios e de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, retificações de nomes e reconhecimento voluntário de paternidade pelo Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Pessoas Naturais (Recivil), além de aferição de pressão e medição glicose por equipes de saúde do município.

Diversas apresentações também foram realizadas por jovens estudantes e idosos de Santana da Vargem. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) fez demonstrações com seus cães adestrados. A banda da PMMG também se apresentou no encerramento das atividades. Durante todo o dia, atividades recreativas fizeram a festa da criançada.

Importância do voto e o poder da mediação
As eleições municipais de 2016 estão chegando e o promotor de Justiça Artur Foster fez questão de tratar o tema junto à população de Santana da Vargem. Para o integrante do MPMG, é momento de votar com responsabilidade e separar os bons dos maus políticos. 

“Se estamos decepcionados com os rumos da política em nosso país, devemos pesquisar a vida dos candidatos e analisar as propostas. Quando elegemos alguém, temos que lembrar que essa pessoa irá decidir o rumo de nossas vidas”, ressaltou.

Já a promotora de Justiça Ana Gabriela Rocha falou a conselheiros tutelares, integrantes do CRAs e do CREAs e lideranças do município sobre a importância da mediação para a resolução de conflitos. 

Ela revelou técnicas e deu exemplos de como as próprias pessoas podem resolver os seus conflitos, sem a necessidade de levá-los ao Judiciário. 

“O método de autocomposição é mais eficiente e mais democrático”, destacou. O procurador de Justiça Bertoldo Mateus Filho completou lembrando que o acordo fruto de uma mediação tem um índice muito baixo de descumprimento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...