Pular para o conteúdo principal

CAFÉ É TEMA DE TREINAMENTO DE FÉRIAS NA UFLA


Apresentar novos métodos de extração e como preparar bebidas especiais à base de café: esse foi o objetivo do treinamento de férias promovido pelo Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QI Café) e Agência de Inovação do Café (InovaCafé) na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Aberto ao público, o treinamento foi realizado nos dias 29, 30 e 31 de agosto no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café na InovaCafé e reuniu cerca de 25 pessoas. 


Os participantes conheceram métodos de preparo de café de forma filtrada, por pressão e infusão e como preparar café espresso, cappuccino e drinks à base do grão.

Os treinamentos foram ministrados pela Barista e Gestora em Inovação do Café, Helga Andrade e contou com o apoio da equipe de estagiários da Cafeteria Escola, novo ambiente que será inaugurado em outubro na UFLA, focado na conscientização e qualificação da comunidade sobre os diferentes métodos de preparo de café e na comercialização de bebidas especiais.

Michele Reis, pós-doutoranda em fisiologia vegetal da UFLA, e integrante do grupo de pesquisa do Consórcio Pesquisa Café, atuante no projeto de criopreservação de genótipos de café se declara fã e apreciadora da bebida, porém sempre quis saber mais sobres os métodos de preparo desde que entrou na UFLA, universidade referência na área. 

“Gostei muito da metodologia do curso, e aprendi coisas simples que podemos fazer em casa e podem melhorar a qualidade da bebida”.

“Queremos contribuir com a difusão de conhecimento sobre o café e uma excelente forma de instruir as pessoas é através de treinamentos práticos, onde elas podem entender os processos de produção, manusear os equipamentos e experimentar uma bebida de qualidade. Dessa forma estamos contribuindo, inclusive, com um movimento global que vem modificando a percepção do café como produto artesanal, diferenciado por inúmeros atributos, como qualidade, origem, torra e método de preparo, e comercializado de forma mais direta entre os elos da cadeia”, explica Helga.

Motivada pelo filho, a técnica de enfermagem, Suely Silva Diogo participou do treinamento e começou a mudar a forma de fazer o café em sua casa. 

Ela entendeu a importância de escaldar o filtro e outros utensílios utilizados no preparo e também irá abandonar o hábito de tomar o café no copo descartável. Também incentivada pela filha, a funcionária pública federal de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Vera Lúcia Diniz, ficou encantada com as combinações que podem ser feitas com o café. 

Por meio do curso ela conheceu o autêntico cappuccino e quer levar o aprendizado para onde reside.

Próximos treinamentos
Devido à grande procura pelos treinamentos, na segunda quinzena de setembro serão abertas novas turmas.


Os interessados devem acompanhar a página da InovaCafé no Facebook para obter mais informações sobre as inscrições, datas e horários dos treinamentos. 
por Vanessa Trevisan - da assessoria InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...