Pular para o conteúdo principal

CAFÉ É TEMA DE TREINAMENTO DE FÉRIAS NA UFLA


Apresentar novos métodos de extração e como preparar bebidas especiais à base de café: esse foi o objetivo do treinamento de férias promovido pelo Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QI Café) e Agência de Inovação do Café (InovaCafé) na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Aberto ao público, o treinamento foi realizado nos dias 29, 30 e 31 de agosto no Polo de Tecnologia em Qualidade do Café na InovaCafé e reuniu cerca de 25 pessoas. 


Os participantes conheceram métodos de preparo de café de forma filtrada, por pressão e infusão e como preparar café espresso, cappuccino e drinks à base do grão.

Os treinamentos foram ministrados pela Barista e Gestora em Inovação do Café, Helga Andrade e contou com o apoio da equipe de estagiários da Cafeteria Escola, novo ambiente que será inaugurado em outubro na UFLA, focado na conscientização e qualificação da comunidade sobre os diferentes métodos de preparo de café e na comercialização de bebidas especiais.

Michele Reis, pós-doutoranda em fisiologia vegetal da UFLA, e integrante do grupo de pesquisa do Consórcio Pesquisa Café, atuante no projeto de criopreservação de genótipos de café se declara fã e apreciadora da bebida, porém sempre quis saber mais sobres os métodos de preparo desde que entrou na UFLA, universidade referência na área. 

“Gostei muito da metodologia do curso, e aprendi coisas simples que podemos fazer em casa e podem melhorar a qualidade da bebida”.

“Queremos contribuir com a difusão de conhecimento sobre o café e uma excelente forma de instruir as pessoas é através de treinamentos práticos, onde elas podem entender os processos de produção, manusear os equipamentos e experimentar uma bebida de qualidade. Dessa forma estamos contribuindo, inclusive, com um movimento global que vem modificando a percepção do café como produto artesanal, diferenciado por inúmeros atributos, como qualidade, origem, torra e método de preparo, e comercializado de forma mais direta entre os elos da cadeia”, explica Helga.

Motivada pelo filho, a técnica de enfermagem, Suely Silva Diogo participou do treinamento e começou a mudar a forma de fazer o café em sua casa. 

Ela entendeu a importância de escaldar o filtro e outros utensílios utilizados no preparo e também irá abandonar o hábito de tomar o café no copo descartável. Também incentivada pela filha, a funcionária pública federal de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Vera Lúcia Diniz, ficou encantada com as combinações que podem ser feitas com o café. 

Por meio do curso ela conheceu o autêntico cappuccino e quer levar o aprendizado para onde reside.

Próximos treinamentos
Devido à grande procura pelos treinamentos, na segunda quinzena de setembro serão abertas novas turmas.


Os interessados devem acompanhar a página da InovaCafé no Facebook para obter mais informações sobre as inscrições, datas e horários dos treinamentos. 
por Vanessa Trevisan - da assessoria InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...