Pular para o conteúdo principal

COM CAPOEIRA CANADÁ ENCERRA TREINOS NA UFJF

Capoeira da despedida entre o quiroterapeuta Duriell Bernard e a estudante Miraldina Santos 


Após oito dias de atividades, a equipe paralímpica de atletismo do Canadá fez as três últimas sessões de treino, neste domingo, 4, na UFJF, como preparação final para os Jogos Paralímpicos. 

A delegação vai para a Vila dos Atletas, no Rio de Janeiro, nesta segunda, 5 – parte dos 32 integrantes já viajou neste domingo.

Na reta final para a competição, a maioria dos atletas entraram na pista e no campo da Faculdade de Educação Física de manhã e à tarde. 

A equipe de cadeira de rodas para corrida fez atividades de disparada, velocidade e resistência. Em uma delas, os competidores seguiam o ritmo ditado pelo gerente de Operações Logísticas, Jared MacLeod, à frente, em uma bicicleta. 

Ao som do rock da banda australiana AC/DC, gostaram do calor, com temperatura acima dos 25ºC e céu com poucas nuvens.

Joss_cassidy_e_Enzo_Negreiros_ganhou_touca_Foto_Guilherme_Leite_UFJF
Enzo Negreiros, de 7 anos, ganhou touca do Canadá de presente do atleta Josh Cassidy (Foto: Guilherme Leite/UFJF)
E especialmente o quiroterapeuta Duriell Bernard se animou com a capoeira da estudante angolana de Educação Física da UFJF, Miraldina Santos. No fim, os dois ensaiaram demonstração juntos e, em seguida, o técnico Kelly Smith arriscou movimentos na cadeira de rodas.



Estreia





A corredora Ilana Dupont será a primeira da equipe que treina na UFJF a estrear nesta edição dos Jogos 


A princípio a equipe não participará da cerimônia de abertura, na próxima quarta, 7. O chefe da delegação de atletismo Peter Eriksson considera que o envolvimento na festa não é adequado para a concentração dos atletas e porque as provas de atletismo começam no dia seguinte.

A primeira a entrar na pista do Estádio Olímpico será Ilana Dupont, na primeira fase dos 100 metros com cadeira de rodas, classe T53, a partir das 12h39, do dia 8. A canadense conquistou o quinto lugar, na modalidade, no Mundial, em 2015.

Foi a mesma posição obtida pelo colega de equipe Mitchell Chase, 19 anos, nos 1.500 metros, classe T38 (paralisia cerebral) na mesma competição. 

Chase tem seu irmão gêmeo, Scott, que não nasceu com paralisia, como uma das pessoas que o incentivou a correr. Quando eram mais novos, os dois costumavam disputar corridas.
Mitchell_Chase_1.500m_Canada_treino_UFJF_04092016_Foto_Guilherme_leite_UFJF
Mitchell Chase tem irmão gêmeo que o incentivava no esporte (Foto: Guilherme Leite/UFJF)
“Era aquela competitividade entre irmãos. Ele ganhava de mim quando iniciamos a correr. Mas, quando comecei no esporte, passei a ganhar”, explica. 

Para esta edição dos Jogos, anseia que o irmão e os outros espectadores o veja chegar ao pódio ou ao menos entre os cinco melhores.

Visitante assídua aos treinos, a estudante Letícia Rodrigues, 20, promete acompanhar mais uma vez as competições. 

Este domingo marcou a quarta ida dela à Faefid para assistir aos canadenses. 

Durante o período olímpico, foram 11 visitas, sendo dez dedicadas como attaché (auxiliar de relações internacionais da UFJF) da seleção masculina egípcia de vôlei.

“A história de vida dos atletas paralímpicos me comoveu. Alguns sofreram acidente e encontraram no esporte uma motivação para seguir adiante”, diz a estudante, que assistiu a todos os jogos do Egito pela TV e levou cartazes de apoio no jogo, no Rio, contra o Irã. 

No Maracanãzinho, ainda conversou com integrante da equipe técnica.

Base olímpica e paralímpica
Período na UFJF soma mais dias atividades do que nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio 
Com a partida do Canadá, a UFJF encerra duas temporadas de treinamentos para a Olimpíada e a Paralimpíada. Foram 159 atletas e 144 integrantes de equipe técnica, totalizando 303 profissionais de nove países.

Durante 34 dias de treinos e 36 de estadia, em Juiz de Fora, desde 22 de julho, foram praticados três esportes – atletismo, levantamento de peso e maratona. São mais dias de preparação somados do que de competição – os dois Jogos no Rio terão 31 dias.

Outro número de destaque é o total de medalhas. Na Olimpíada, esportistas que se concentraram na UFJF e na BR-440 conquistaram 15 láureas, sendo cinco de ouro. Se formassem um país, ficariam na 17ª posição no ranking de medalhas pelo critério de insígnias douradas.
da assessoria - UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...