Pular para o conteúdo principal

COM CAPOEIRA CANADÁ ENCERRA TREINOS NA UFJF

Capoeira da despedida entre o quiroterapeuta Duriell Bernard e a estudante Miraldina Santos 


Após oito dias de atividades, a equipe paralímpica de atletismo do Canadá fez as três últimas sessões de treino, neste domingo, 4, na UFJF, como preparação final para os Jogos Paralímpicos. 

A delegação vai para a Vila dos Atletas, no Rio de Janeiro, nesta segunda, 5 – parte dos 32 integrantes já viajou neste domingo.

Na reta final para a competição, a maioria dos atletas entraram na pista e no campo da Faculdade de Educação Física de manhã e à tarde. 

A equipe de cadeira de rodas para corrida fez atividades de disparada, velocidade e resistência. Em uma delas, os competidores seguiam o ritmo ditado pelo gerente de Operações Logísticas, Jared MacLeod, à frente, em uma bicicleta. 

Ao som do rock da banda australiana AC/DC, gostaram do calor, com temperatura acima dos 25ºC e céu com poucas nuvens.

Joss_cassidy_e_Enzo_Negreiros_ganhou_touca_Foto_Guilherme_Leite_UFJF
Enzo Negreiros, de 7 anos, ganhou touca do Canadá de presente do atleta Josh Cassidy (Foto: Guilherme Leite/UFJF)
E especialmente o quiroterapeuta Duriell Bernard se animou com a capoeira da estudante angolana de Educação Física da UFJF, Miraldina Santos. No fim, os dois ensaiaram demonstração juntos e, em seguida, o técnico Kelly Smith arriscou movimentos na cadeira de rodas.



Estreia





A corredora Ilana Dupont será a primeira da equipe que treina na UFJF a estrear nesta edição dos Jogos 


A princípio a equipe não participará da cerimônia de abertura, na próxima quarta, 7. O chefe da delegação de atletismo Peter Eriksson considera que o envolvimento na festa não é adequado para a concentração dos atletas e porque as provas de atletismo começam no dia seguinte.

A primeira a entrar na pista do Estádio Olímpico será Ilana Dupont, na primeira fase dos 100 metros com cadeira de rodas, classe T53, a partir das 12h39, do dia 8. A canadense conquistou o quinto lugar, na modalidade, no Mundial, em 2015.

Foi a mesma posição obtida pelo colega de equipe Mitchell Chase, 19 anos, nos 1.500 metros, classe T38 (paralisia cerebral) na mesma competição. 

Chase tem seu irmão gêmeo, Scott, que não nasceu com paralisia, como uma das pessoas que o incentivou a correr. Quando eram mais novos, os dois costumavam disputar corridas.
Mitchell_Chase_1.500m_Canada_treino_UFJF_04092016_Foto_Guilherme_leite_UFJF
Mitchell Chase tem irmão gêmeo que o incentivava no esporte (Foto: Guilherme Leite/UFJF)
“Era aquela competitividade entre irmãos. Ele ganhava de mim quando iniciamos a correr. Mas, quando comecei no esporte, passei a ganhar”, explica. 

Para esta edição dos Jogos, anseia que o irmão e os outros espectadores o veja chegar ao pódio ou ao menos entre os cinco melhores.

Visitante assídua aos treinos, a estudante Letícia Rodrigues, 20, promete acompanhar mais uma vez as competições. 

Este domingo marcou a quarta ida dela à Faefid para assistir aos canadenses. 

Durante o período olímpico, foram 11 visitas, sendo dez dedicadas como attaché (auxiliar de relações internacionais da UFJF) da seleção masculina egípcia de vôlei.

“A história de vida dos atletas paralímpicos me comoveu. Alguns sofreram acidente e encontraram no esporte uma motivação para seguir adiante”, diz a estudante, que assistiu a todos os jogos do Egito pela TV e levou cartazes de apoio no jogo, no Rio, contra o Irã. 

No Maracanãzinho, ainda conversou com integrante da equipe técnica.

Base olímpica e paralímpica
Período na UFJF soma mais dias atividades do que nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio 
Com a partida do Canadá, a UFJF encerra duas temporadas de treinamentos para a Olimpíada e a Paralimpíada. Foram 159 atletas e 144 integrantes de equipe técnica, totalizando 303 profissionais de nove países.

Durante 34 dias de treinos e 36 de estadia, em Juiz de Fora, desde 22 de julho, foram praticados três esportes – atletismo, levantamento de peso e maratona. São mais dias de preparação somados do que de competição – os dois Jogos no Rio terão 31 dias.

Outro número de destaque é o total de medalhas. Na Olimpíada, esportistas que se concentraram na UFJF e na BR-440 conquistaram 15 láureas, sendo cinco de ouro. Se formassem um país, ficariam na 17ª posição no ranking de medalhas pelo critério de insígnias douradas.
da assessoria - UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...