Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2016: DEBATE REFORÇA COMPROMISSO DA UNIFAL COM A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Em evento da universidade, candidatos apresentam propostas para governar Alfenas

Na noite do último dia 19, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) deu um exemplo de seu papel como universidade cidadã, ao abrir espaço para que os candidatos à prefeitura de Alfenas apresentassem suas propostas à comunidade alfenense, em um evento inédito na história da Instituição e também da cidade.
Estudantes, professores, jornalistas e cidadãos do município lotaram o auditório Doutor João Leão de Faria para conferir o debate entre os candidatos: Antônio Munhoz (DEM), Enéias Rezende (PRTB), Luiz Antônio da Silva (PT), Marcela Rufato (PSOL) e Marcos Eduardo Andrade (PSB).

Proposto pelo Centro de Estudos da Política (CEPÓLIS), vinculado ao projeto de extensão “Observatório das Eleições Municipais na Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas Gerais da UNIFAL-MG”, o evento contou com o apoio do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e das equipes do Cerimonial, Assessoria de Comunicação Social e do Núcleo de Tecnologia de Informação.

Na abertura, a vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo, acolheu os candidatos e o público presente, desejando boas-vindas e sucesso ao evento, oportunidade em que enfatizou o desejo de que a atividade fosse desenvolvida sem perder de vista o melhor para o futuro da cidade de Alfenas.

As discussões duraram cerca de duas horas e foram mediadas pelo jornalista e produtor cultural da UNIFAL-MG, Ivanei Salgado, responsável por conduzir os cinco blocos de perguntas.
No primeiro bloco, cada candidato, em ordem de resposta previamente estabelecida em sorteio, teve a oportunidade de explicar por que quer governar o município. 

Na sequência, os candidatos responderam às perguntas formuladas por estudantes, professores e técnico-administrativos da universidade, as quais foram sorteadas no momento do debate. 

Emprego, saúde, mobilidade urbana e segurança pública foram alguns dos temas das questões, que abordaram também esportes e outras perguntas específicas, como a questão dos trâmites para a instalação de novas empresas em Alfenas.

No terceiro bloco, os candidatos tiveram espaço para fazer perguntas entre si, com tempo definido para formular a questão, bem como para o respondente manifestar, com chance para réplica e tréplica.

Os candidatos também responderam às questões levantadas junto à população, as quais versaram sobre educação inclusiva e capacitação para professores, falta de saneamento básico em alguns bairros, políticas públicas voltadas para a comunidade LGBT, problema de drogas na cidade e moradores de rua, entre outras.

O quinto bloco foi reservado para os candidatos fazerem as considerações finais.

Socializando a informação
A realização do debate ganhou grande repercussão na cidade, atingindo já no primeiro dia de divulgação, no dia 13, um número expressivo de inscritos, que ultrapassou a capacidade do auditório. 
Para garantir o acesso à informação de todos os interessados, a comissão organizadora viabilizou a transmissão ao vivo do evento pela página oficial da UNIFAL-MG no Facebook.

Até o fechamento dessa notícia, tinham sido registrados: mais de 8 mil visualizações, cerca de 200 compartilhamentos e mais de 3 mil comentários. 
Essa mobilização via rede social confirma a importância da iniciativa da UNIFAL-MG, que comprometida com o desenvolvimento social, também contribui para a democratização da informação e construção da cidadania.

Iniciativa que deu certo
O diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, professor Sandro Amadeu Cerveira, um dos organizadores do debate, enfatizou que o envolvimento de várias pessoas da comunidade acadêmica foi decisivo para o sucesso do evento. 
“Só foi possível porque foi construído coletivamente com empenho, compromisso e profissionalismo de todos os que se envolveram no processo”,disse.

Comentando a iniciativa inédita proposta pela Universidade e a mobilização da população, o professor afirmou: “Fazer parte da construção de algo assim, inédito em nossa história como universidade, é muito gratificante. A acolhida e o apoio recebido, não apenas das candidaturas, mas da população da cidade mostra que esse tipo de evento era e é mais do que necessário. Considero que nosso objetivo de universidade pública de promoção da cidadania e apoio ao processo democrático foi alcançado."

Professor Sandro Cerveira também pontuou que, apesar das expectativas e tensões que cercam qualquer processo de disputa eleitoral, o debate transcorreu de forma geral de maneira pacífica e organizada, na qual o direito de fala e exposição de ideias foi democrático e igualitário. 
“Os candidatos tiveram garantida a oportunidade para expor suas trajetórias e propostas, e a população, a oportunidade de questionar e ouvir a todos. Foi nosso primeiro debate e queremos acreditar que estamos criando uma nova e positiva tradição para as eleições em Alfenas. Para as edições futuras, levaremos o acumulado e o aprendizado que o primeiro nos deu. Há sempre o que melhorar, mas o primeiro sempre será único e estamos muito felizes com o processo e os resultados até aqui”, comemorou.
por Ana Carolina Araújo - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...