Pular para o conteúdo principal

ESTAGIÁRIA DA REGIONAL DE SAÚDE DE VARGINHA DESENVOLVE APLICATIVO QUE MAPEIA O AEDES AEGYPTI


A estagiária de Informática da Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS) Varginha e aluna do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Cenecista de Varginha (FACECA), Prisciane Rodrigues de Assis, em parceria com Raíssa Maria Cogo, sua colega de faculdade, criou, por meio de um projeto acadêmico, um aplicativo de celular inovador, o ZikaZoom, que objetiva mapear os focos do mosquito Aedes aegypti por meio da geolocalização.  

O projeto fez parte do trabalho de conclusão de curso da disciplina de Tópicos Avançados em Computação II, ministrada pelo professor Tiago Giovanella.

De acordo com Prisciane Rodrigues, a ideia do aplicativo surgiu em razão dos altos índices de infestação pelo Aedes aegypti na região. 

Então elas pensaram em uma maneira de contribuir com a população e desenvolveram um mecanismo de localização e, posteriormente, colaboração com os profissionais sobre os focos do mosquito Aedes aegypti. 

O aplicativo ainda está em fase de testes, mas já há interesse em se elaborar projeto para associar os resultados do aplicativo ao trabalho dos agentes de Endemias da cidade.

Prisciane explica que com o apoio de autoridades municipais, pretende-se tornar o aplicativo uma ferramenta de auxílio para os agentes das secretarias municipais de Saúde de cada município. 

“Mas é importante reforçar que as marcações e fotos registradas no aplicativo são de total responsabilidade do usuário que as insere, não sendo possível para as desenvolvedoras confirmarem a veracidade do possível foco”, explicou.

Como funciona
O ZikaZoom está disponível para download desde o dia  1 de agosto de 2016 e, por enquanto, só está disponível na plataforma Android. 

Assim que a pessoa baixar o aplicativo, precisa autorizar a ativação do GPS. Na página inicial, clicando no ícone ZikaZoom, o mesmo direcionará para a página da captura de localização, que poderá ser realizada por meio da fotografia do foco encontrado ou apenas clicando no ícone do ZikaZoom.

Por meio da geolocalização, o endereço da foto vai para o mapa de marcações de focos.  O aplicativo não está restrito somente à região de Varginha, mas sim a todo o país e até mesmo fora do Brasil. 

Inclusive já existem marcações nos Estados Unidos, pois como se trata de um recurso digital, qualquer pessoa pode baixá-lo em seu smartphone, lembrando que ele é gratuito.

Mais informações em:  www.ZikaZoom.com.br
Mais informações: www.saude.mg.gov.br/aedes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...