Pular para o conteúdo principal

FESTIVAL CULTURAL TEVE INÍCIO NO DOMINGO EM ALFENAS


Desde o dia 1º de setembro, o Festival de Artes e Interações Socioculturais (FAISCA) movimenta Poços de Caldas, no Sul de Minas, com atividades culturais. 

E desde este domingo, 11, o projeto chega à Alfenas, também na região Sul de Minas, para sua terceira edição. Toda programação é gratuita e acontece em vários locais da cidade. 

No domingo, 11, o FAISCA ocupou a quadra do Chapadão no Bairro Santa Luzia com o projeto Coliseu Cultural Social com atividades direcionadas ao hip hop. No local houve apresentações dos grupos Latropa, Ecletcrew e o MC Bill e convidados. 

Hoje, segunda-feira, 12, haverá a abertura oficial do festival com um show especial da artista Dani Lasalvia acompanhada por Rui Kerner (viola clássica e bandolim) e Poli Brandani (violão). O evento será às 19h30, no Auditório da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

A partir de amanhã, terça-feira, 13, o FAISCA oferece oficinas culturais com várias temáticas no campus da UNIFAL-MG e nas escolas Padre José Grimmick (Bairro Pinheirinho) e Abrão Adolpho Engel (Bairro Barranco Alto). 

A relação das oficinas pode ser acessada no site oficial do evento (www.unifal-mg.edu.br/faisca). As inscrições serão feitas no local.

Na quinta-feira, 15, o projeto realiza apresentações dos grupos Grilo à Paisana e do Projeto Consonância, às 17h, no campus da UNIFAL-MG. 

Na sexta, 16, além das oficinas, o FAISCA promove a segunda edição do Sarau Vira-Lata. Este ano o sarau será realizado em parceria com o Sarau Fundo de Quintal e destaca a performance teatral de Rodrigo Mikelino, música com a dupla Las Forasteras e participação de diversos poetas de Alfenas e região.

No final de semana, as ações do FAISCA serão na área central de Alfenas. No sábado, 17, a partir das 16h, a concha acústica da Praça Getúlio Vargas será ocupada com shows dos grupos Facção Caipira, Ferdi e do MC Chavez e apresentações teatrais com a Cia Circo do Asfalto e com a atriz Évila dos Anjos. 

No domingo, 18, haverá apresentação do Palhaço Fusquinha na feira municipal e a partir das 16h, o espetáculo será na Praça Getúlio Vargas. 

No mesmo dia, se apresentam os grupos Compasso Lunnar (com participação do guitarrista Fredera) e Fino du Rap, e o Coletivo Galeria Gruta participa com a performance “Tapete Manifesto” com temática referente à violência contra a mulher.

O campus da UNIFAL também receberá as exposições “Experimentos” do artista visual Filite, “Vestígios da Alma” de Vanessa CTReis e a exposição de fotografia colaborativa do festival com cerca de 40 fotógrafos. 

A Casa de Cultura de Alfenas recebe a exposição “Derivas Continentais” de Felipe Castro e Fernanda Flores. As exposições estarão abertas à visitação no período de 12 a 17/09.

A partir do dia 21 de setembro, o projeto chega à Varginha e destaca shows com Tuatha de Danann, Djambê, Marginália, Brasileirinhos, Camerata Theophillus, Sofisticanto, LEVE e diversas oficinas. O acesso também será gratuito.

O FAISCA 2016 tem o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais, patrocínio da Frutty Refrigerantes e SpeedLife Energético. 

O projeto é uma realização coletiva entre a UNIFAL-MG, Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE) e coletivos culturais das cidades de Poços de Caldas, Alfenas e Varginha, com apoio institucional da Prefeitura de Alfenas. A produção é colaborativa envolvendo estudantes e grupos culturais independentes.

Informações no site: www.unifal-mg.edu.br/faisca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...