Pular para o conteúdo principal

FIM: TRW FECHA AS PORTAS EM LAVRAS

Setor de autopeças em Lavras vem perdendo força nos últimos anos


Um dos ícones da propaganda do desenvolvimento econômico da cidade de Lavras, no Sul de Minas, durante vários anos, a multinacional TRW Automotive, adquirida recentemente pela alemã ZF, anunciou o fim das operações em sua planta industrial localizada na cidade.

Desde ontem, segunda-feira, 5, até o próximo dia 13, cerca de 140 funcionários estão dispensados do trabalho. A empresa vai pagar os dias a título de licença remunerada. Já partir do próximo dia 14, data do fechamento completo da unidade industrial, prevalecerá o aviso prévio, indenizando todos os funcionários. 

Em nota, a empresa alega que o encerramento total de suas atividades em Lavras se deve as dificuldades encontradas pela empresa do setor de autopeças. 

Em uma carta endereçada aos funcionários, a multinacional destaca ainda uma drástica queda de produção, um momento econômico desfavorável, com falências e inadimplência por partes de empresas do setor de autopeças no Brasil.

Nos últimos anos a cidade de Lavras vem perdendo força no setor industrial baseado no ramo de autopeças, que foi um dos ícones do desenvolvimento econômico do município durante décadas.

Da ampliação ao fechamento
No dia 8 de março de 2007, foi inaugurada a ampliação da fábrica de sistemas de direção, no Distrito Industrial de Lavras. A ampliação compreendeu 3 mil metros quadrados, elevando a área construída para 7,5 mil metros quadrados. A unidade, que na época produzia caixas de direção e válvulas que equipam modelos nacionais como Palio, Uno, Dobló, Strada, Fox, Gol e Saveiro, tinha volume de produção mensal de 50 mil mecanismos de direção e 40 mil válvulas hidráulicas. 

Naquela época, a expansão da fábrica de direção ampliaria a produção para 77 mil mecanismos de direção e 60 mil válvulas hidráulicas por mês, destinadas a atender diversas montadoras instaladas no Brasil. 

A promessa era de que a conclusão da obra deveria viabilizar, posteriormente, a exportação para países da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia.

Desde o início do projeto, foram contratados 130 profissionais, elevando para 350 o número de postos de trabalho na fábrica. Para ocupar a nova área, a empresa adquiriu maquinário e equipamentos oriundos do Brasil, Europa e Ásia. 

Instalada em Lavras desde 2001, a empresa foi gradualmente se expandindo em Lavras. Em setembro de 2008, foi a de inaugurar uma nova linha de produção do sistema de direção do novo Gol, um dos principais veículos automotivos da empresa alemã Wolkswagen.

O fechamento da TRW em Lavras já era esperado. Nos últimos meses, a unidade já vinha reduzindo o número de trabalhadores, chegando a extinguir o terceiro turno de trabalho. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...