Pular para o conteúdo principal

H135 MODERNIZADO PELA HELIBRAS FARÁ TURNÊ DE DEMONSTRAÇÃO NO BRASIL

Anúncio das modificações da aeronave e início dos primeiros voos acontece durante a LABACE 2016


O resultado da primeira modernização de um helicóptero civil no país vai ser apresentado em uma turnê de demonstração da aeronave. 

A Helibras anunciou a transformação de um EC135 P2 na última versão desse modelo, o H135, durante sua participação na Labace 2016, feira de aviação civil que aconteceu em São Paulo de 30 de agosto a 1 de setembro. 

O modelo fez um demo tour pelas cidades de São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e Belo Horizonte entre os dias 31 de agosto e 29 de setembro. 

A modernização proporciona um aumento significativo da performance da aeronave. Isso se dá pelo acréscimo de 20 cm no diâmetro do rotor principal, por meio da substituição das pás, o que garante maior sustentação. 

É realizada também a instalação de um novo software do FADEC, a troca de uma série de componentes, peças e partes estruturais, ampliando a vida útil do helicóptero.

O peso máximo de decolagem passou para 2.980 kg, especialmente em locais de altas temperaturas. A modernização também oferece maior segurança em decolagens de helipontos elevados, já que permite um ganho de 90 kg nessas condições.


Entre os benefícios advindos da modernização, o helicóptero passou também por um processo de atualização no sistema de monitoramento de parâmetros de motor e célula, e no sistema de gerenciamento de voo, com excelente custo-benefício e uma redução de 2,3% no consumo de combustível.

“O H135 modernizado será apresentado aos nossos clientes durante o mês de setembro e eles poderão comprovar as melhorias de desempenho obtidas com esse upgrade que esperamos que seja o primeiro de muitos para o mercado civil”, destaca Dominique Andreani, vice-presidente de Negócios e Serviços da Helibras.

Os pilotos e mecânicos da aeronave modernizada também contarão com o apoio da Helibras para familiarização etreinamento na nova versão.

“Após a modernização, os voos de teste demonstraram um ganho no desempenho da aeronave, assim como melhorias na velocidade máxima com potência máxima contínua e na qualidade do voo.”, comenta Rogério Holzmann, piloto de ensaios da Helibras.

O comandante Walter Iglesias, piloto da aeronave modernizada e que opera EC135 desde 1999, acompanhou os passos do upgrade. 

“Começamos a operar o modelo EC135 P1 e assim que foi lançado o P2 disponibilizando mais potência e peso para decolagem, fomos os primeiros a realizar o retrofit com ganhos operacionais e performance consideráveis. Depois disso, em 2010 trocamos a aeronave por essa atual, que já soma mais de 1.350 horas de voo sem nenhum dia de indisponibilidade técnica. Pela confiança no produto, na empresa, e por todas as melhorias introduzidas nessa modernização, temos a certeza que o H135 nos garantirá mais segurança e alto desempenho”, disse Iglesias.

Melhorias Significativas

Peso máximo de decolagem                                                                        + 30 kg
Cat A, decolagem vertical de heliponto elevado (SL, ISA+20)                    + 90 kg
Voo pairado fora do efeito de solo (MTOW, ISA+20)                                  + 2.300 ft
Voo pairado fora do efeito de solo c/ 1 motor inoperante 2min (SL,ISA)    + 8.366 ft
Teto de serviço                                                                                            + 8.300 ft


Ficha técnica – H135

• Capacidade: 1 tripulante + 6/7 passageiros
• Comprimento12,26 m
• Altura: 3,51 m
• Peso Máximo de Decolagem: 2.980 kg
• Motorização: 2 turbinas Turbomeca Arrius 2B2 plus (660 shp / 492 kW) ou 2 turbinas Pratt & Whitney PW206B3 (708 shp / 528 kW)
• Teto máximo: 20.000 pés / 6.096 m
• Carga útil: 1.418 kg
• Velocidade máxima: 259 km/h
• Velocidade de cruzeiro: 252 km/h
• Alcance: 830 km


Confira a galeria de fotos do Demo Tour no site da Helibras e em nas mídias sociais:
static_qr_code_without_logo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...