Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA CONDENA CINCO MEMBROS DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE FRAUDAVA LICITAÇÕES NO SUL DE MINAS


O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) - núcleo Varginha, no Sul de Minas, obteve a condenação de cinco pessoas presas durante a segunda fase da Operação VIP, deflagrada em 7 de maio de 2015. 

A ação resultou no desbaratamento de organização criminosa dedicada à prática de fraudes em licitações no Sul do estado.

A Justiça condenou os envolvidos pela prática dos crimes de organização criminosa, fraudes em licitações, falsificação de documentos, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. 

Os dois líderes do grupo, que permanecem presos, foram condenados à pena de 51 anos de prisão, além do pagamento de multa.

No curso da Ação Penal, que tramitou na Comarca de Nepomuceno, a Justiça considerou demonstrado que os réus se organizaram para fraudar licitações destinadas à locação de materiais de estrutura para shows custeados pelo Poder Público, o que causou grandes prejuízos ao erário de várias prefeituras. 

Conforme o MPMG, esses recursos ilícitos eram utilizados para compra de bens móveis e imóveis, que eram colocados em nome de outras pessoas, que funcionavam como “laranjas” do grupo criminoso.

As investigações apontaram que os líderes da organização criminosa, que são pai e filho, atuavam por meio da empresa conhecida como CM Souza Promoções.

Segundo o Gaeco, as investigações continuam em andamento para apuração da conduta de outros integrantes da organização criminosa.

Relembre o caso
No ano de 2013 o MPMG iniciou investigações para apurar fraudes na contratação de shows artísticos e locação de estruturas temporárias (palco, banheiros químicos, etc) na região de Lavras, identificando a participação de prefeitos, servidores públicos e empresários em mais de 40 municípios.

Em outubro daquele ano foi deflagrada a primeira fase da Operação VIP, que culminou na propositura de ações de improbidade administrativa e ações criminais na comarca de Lavras, com a colaboração premiada de um dos empresários envolvidos.

Visando à desarticulação dos grupos que atuavam na região, o MPMG prosseguiu no acompanhamento estratégico dos criminosos, que culminou na segunda fase da Operação VIP. 

Em 7 de maio de 2015, o MPMG cumpriu seis mandados de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Nepomuceno, Ilicínea e Machado. 

Participaram do planejamento e execução das diligências cinco promotores de Justiça, 18 servidores do MPMG e 52 policiais militares.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...