Pular para o conteúdo principal

MEIO AMBIENTE: JUSTIÇA DETERMINA QUE SANTANA DA VARGEM REGULARIZE DESTINAÇÃO DE LIXO

Conforme ACP, grande volume de resíduos sólidos depositados diariamente em lixão vem causando danos ao meio ambiente e aos moradores

A pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça determinou que o município de Santana da Vargem, no Sul de Minas, adéque as condições de destinação dos resíduos sólidos produzidos na cidade. 

Há anos, o lixo gerado pela população é despejado em um lixão de condições inadequadas, o que vem causando danos ao meio ambiente e prejuízos à saúde pública. Todos os dias, cerca de quatro toneladas de resíduos são descartadas no local, conforme relatório técnico da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

Após investigar o funcionamento do lixão e verificar a prática de diversas infrações ambientais relacionadas à disposição irregular de resíduos sólidos na cidade, o MPMG, por meio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, ajuizou Ação Civil Pública (ACP).

Na ação, os promotores de Justiça Artur Forster Giovannini e Bergson Cardoso Guimarães destacam que o espaço recebe grandes quantidades de resíduos de várias espécies, que são depositados in natura a céu aberto, sem compactação ou recobrimento, contrariando a legislação ambiental. 

"No local, existe uma grande quantidade de resíduos expostos, o que propicia a proliferação de microvetores  (bactérias, fungos, vermes, vírus, macrovetores, baratas, ratos e  moscas),  responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças.  A situação se agrava pela evidência da presença de catadores que frequentam a área", relatam. 

A gravidade da situação é verificada, segundo os promotores, também pela constatação de que, no lixão, não existe sistema de drenagem pluvial, nem estruturas de dissipação e sedimentação. Em razão disso, as águas das chuvas infiltram na massa de lixo e conduzem o chorume para o solo, cursos d’água e lençol freático. 

Medidas
A Justiça julgou procedentes os pedidos formulados pelo MPMG, determinando que o município adote uma série de medidas - a maior parte delas, no prazo de 180 dias. 

Entre as obrigações fixadas, estão: implantação de sistema de drenagem pluvial em todo o terreno e recobrimento do lixo com terra, no mínimo, duas vezes por semana; manutenção de boas condições de acesso à área do depósito de lixo, que deve possuir portão de entrada que impeça o acesso de pessoas e animais; proibição da permanência de pessoas no local de descarte de lixo para fins de catação de material reciclável; criação de alternativas adequadas para a realização de triagem de materiais; proibição do depósito de rejeitos urbanos e pneumáticos, equipamentos eletrônicos, pilhas e lâmpadas fluorescentes no local; implementação do programa de coleta seletiva; elaboração e execução do Plano Integrado de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, entre outras.

De acordo com a decisão, a omissão do município em dar cumprimento às normas ambientais "conduz à necessária condenação nas obrigações de fazer e de não fazer voltadas à regularização do lixão municipal, à recuperação da área degradada e à destinação regular dos resíduos sólidos urbanos". 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...