Pular para o conteúdo principal

MEIO AMBIENTE: OCUPAÇÕES ÀS MARGENS DA REPRESA FURNAS LEVAM DEPUTADOS A CAPITÓLIO

Audiência pública vai debater o impasse entre comunidade e Ministério Público, nesta sexta-feira
Capitólio receberá audiência amanhã, sexta-feira, 9, às 13 horas, no Clube de Escarpas do Lago

Os parlamentares da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão realizar uma audiência pública em Capitólio, no Sul de Minas, com o objetivo de debater o impasse em que se encontram a comunidade do município e o Ministério Público Federal (MPF) no que se refere à ocupação das margens do Lago de Furnas.

A atividade, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Fred Costa (PEN) e pela deputada Geisa Teixeira (PT), está marcada para amanhã, sexta-feira, 9, às 13 horas, no Clube de Escarpas do Lago, localizado na rua das Âncoras, 750, na Zona Rural da cidade.

Segundo Fred Costa, uma recente ação promovida pelo Ministério Público Federal, pelo Ministério Público Estadual, Polícia Militar de Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a empresa Furnas Centrais Elétricas teria apontado a possibilidade de irregularidades nos imóveis construídos em condomínios às margens do lago da usina hidrelétrica local.

O deputado afirma que recebeu informações de que 151 dos 214 imóveis fiscalizados apresentaram alguma irregularidade. 

Ao final da ação, a Semad teria lavrado 97 autos de infração e 115 relatórios técnicos. A intenção, diante disso, é conhecer a real situação dessas ocupações.

Convidados
Para a audiência pública, a comissão convidou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jairo José Isaac; o secretário de Estado de Governo, Odair José da Cunha; o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Rocha de Faria; o diretor-presidente de Furnas Centrais Elétricas S.A, Ricardo Medeiros; o procurador do Ministério Público de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques; a defensora pública Geral do Estado de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard; a procuradora da República em Passos (Sul de Minas), Helen Ribeiro Abreu; o juiz federal e diretor da Subseção Judiciária de Passos, Bruno Augusto Santos Oliveira; e o subsecretário de Assuntos Municipais da Secretaria de Estado de Governo, Marco Antônio Viana Leite.

Foram convidados, ainda, o prefeito de Nepomuceno, no Sul de Minas, e presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas, Marcos Memento; o promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Piumhi (Centro-Oeste de Minas), André Silvares Vasconcelos; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno do Reservatório de Furnas, Fausto Costa; a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Médio Rio Grande, Tereza Cristina de Faria Krauss Pereira; e o prefeito de Pratápolis (Sul de Minas) e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande, José Eneido Modesto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...