Pular para o conteúdo principal

MEIO AMBIENTE: OCUPAÇÕES ÀS MARGENS DA REPRESA FURNAS LEVAM DEPUTADOS A CAPITÓLIO

Audiência pública vai debater o impasse entre comunidade e Ministério Público, nesta sexta-feira
Capitólio receberá audiência amanhã, sexta-feira, 9, às 13 horas, no Clube de Escarpas do Lago

Os parlamentares da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão realizar uma audiência pública em Capitólio, no Sul de Minas, com o objetivo de debater o impasse em que se encontram a comunidade do município e o Ministério Público Federal (MPF) no que se refere à ocupação das margens do Lago de Furnas.

A atividade, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Fred Costa (PEN) e pela deputada Geisa Teixeira (PT), está marcada para amanhã, sexta-feira, 9, às 13 horas, no Clube de Escarpas do Lago, localizado na rua das Âncoras, 750, na Zona Rural da cidade.

Segundo Fred Costa, uma recente ação promovida pelo Ministério Público Federal, pelo Ministério Público Estadual, Polícia Militar de Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a empresa Furnas Centrais Elétricas teria apontado a possibilidade de irregularidades nos imóveis construídos em condomínios às margens do lago da usina hidrelétrica local.

O deputado afirma que recebeu informações de que 151 dos 214 imóveis fiscalizados apresentaram alguma irregularidade. 

Ao final da ação, a Semad teria lavrado 97 autos de infração e 115 relatórios técnicos. A intenção, diante disso, é conhecer a real situação dessas ocupações.

Convidados
Para a audiência pública, a comissão convidou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jairo José Isaac; o secretário de Estado de Governo, Odair José da Cunha; o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Rocha de Faria; o diretor-presidente de Furnas Centrais Elétricas S.A, Ricardo Medeiros; o procurador do Ministério Público de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques; a defensora pública Geral do Estado de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard; a procuradora da República em Passos (Sul de Minas), Helen Ribeiro Abreu; o juiz federal e diretor da Subseção Judiciária de Passos, Bruno Augusto Santos Oliveira; e o subsecretário de Assuntos Municipais da Secretaria de Estado de Governo, Marco Antônio Viana Leite.

Foram convidados, ainda, o prefeito de Nepomuceno, no Sul de Minas, e presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas, Marcos Memento; o promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Piumhi (Centro-Oeste de Minas), André Silvares Vasconcelos; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno do Reservatório de Furnas, Fausto Costa; a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Médio Rio Grande, Tereza Cristina de Faria Krauss Pereira; e o prefeito de Pratápolis (Sul de Minas) e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande, José Eneido Modesto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...