Pular para o conteúdo principal

PENITENCIÁRIA DE PARÁ DE MINAS ELIMINA REVISTA VEXATÓRIA COM ESCÂNER CORPORAL


O Complexo Penitenciário Pio Canedo (CPPC), em Pará de Minas, no Centro-Oeste do Estado, iniciou oficialmente no último dia 16, a operação de um escâner corporal para revistas de visitantes, presos e colaboradores, graças à destinação de recursos da conta de penas de prestação pecuniária da Justiça da Comarca.

O equipamento elimina a chamada revista vexatória e é muito mais eficaz na detecção de materiais e objetos ilícitos, como drogas e celulares, do que a revista convencional associada a banquetas e bastões de Raios-X. 

Os recursos já empenhados pela Vara de Execução Criminal (VEC) asseguram o pagamento do aluguel do escâner, no valor de R$ 12 mil mensais, pelo período de um ano. 

A contratação do serviço foi realizada por meio do Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca. Materiais trazidos por visitantes para os parentes presos, como alimentos, roupas e objetos de uso pessoal, continuam sendo inspecionados na esteira de Raios-X já existente no complexo.

O titular da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), Francisco Kupidlowski, participou da cerimônia de inauguração do serviço de escaneamento no CPPC. 

Ele destacou a importância da destinação da arrecadação das penas de prestação pecuniária em projetos de melhoria do sistema prisional do Estado.

Para Kupidlowski, a instalação do escâner no CPDPC significa muito mais do que a conquista de uma tecnologia importantíssima para o sistema prisional.  

“O que vejo aqui é um trabalho de cidadania plena, em que se uniram a sociedade de Pará de Minas, por meio do Conselho da Comunidade, o Judiciário, a direção  e os servidores da penitenciária, e os indivíduos privados temporariamente de liberdade que trabalharam nas obras para o escâner e da cozinha”, disse o secretário.

O juiz da VEC de Pará de Minas, Pedro Câmara Raposo Lopes, disse que o equipamento, fruto de esforço conjunto dos servidores da unidade, do Ministério Público e do Tribunal de Justiça, é uma vitória importante sob diversos aspectos, especialmente num momento de severas restrições orçamentárias.

“O aparelho decreta o fim das revistas femininas vexatórias e contribuirá para aumentar ainda mais a segurança do sistema, impedindo a entrada de drogas, armas e telefones celulares. Para a comunidade é importante que fique claro que o investimento não é fruto de impostos, mas todo ele saído dos processos criminais em que são impostas medidas aos responsáveis. E para os que tenham praticado um delito, também é importante ter a ciência da destinação pública de suas penas pecuniárias", afirmou.

Na oportunidade a diretora- geral da unidade, Sara Simões Pires, foi homenageada pelos servidores pelos 10 anos à frente do Complexo Penitenciário.

Cozinha
Também nesta sexta-feira, foram entregues as novas instalações da cozinha do Complexo Penitenciário. Foi ampliada em 100 metros quadrados a área para armazenamento de insumos, preparo e embalagem da comida servida a presos e também aos servidores da unidade.

As obras e novos equipamentos foram custeadas pela Stillus, atual fornecedora de alimentação do CPP. A ampliação não se limitou à área operacional, como os 32 metros quadros adicionais da cozinha propriamente dita. 

O conjunto ganhou um cômodo climatizado para armazenamento de verduras, legumes e frutas e até uma sala de descanso para os trabalhadores, entre eles 10 detentos. Nove presos trabalharam nas obras de ampliação e na de instalação do escâner.

Trabalho e estudo
Atualmente, 350 detentos do Complexo Pio Canedo trabalham. Desses, 320 são remunerados e o restante é compensado por remição de pena (desconto de um dia a cada três trabalhados). 

Oito parcerias, com empresas e com a Prefeitura Municipal de Pará de Minas, dão emprego a 70 detentos que têm autorização judicial para trabalhar fora durante o dia.  A escola da unidade têm 225 presos frequentes. Outros seis cursam ensino superior a distância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...