Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA É A 19 MELHOR UNIVERSIDADE DO PAÍS NO RANKING DA FOLHA DE S.PAULO


A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a 19ª melhor universidade do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira, 19.

A instituição subiu uma posição em relação ao ranking publicado em 2015. Entre as universidades mineiras a UFJF ocupa a terceira colocação. Confira quadro abaixo.

O RUF avalia as 195 universidades brasileiras com base em cinco indicadores: pesquisa científica, qualidade do ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação. 

Os dados são coletados por meio de bases de informações como Inep-MEC, Web of Science (Thomsom Reuters), SciELO, Inpi, CNPq, Capes, FAPs, além de duas pesquisas Datafolha feitas anualmente.

4ª melhor em Internacionalização
A melhor colocação da instituição ficou com o indicador Internacionalização, o que deixa a UFJF em quarto lugar no ranking nacional. Desde a primeira edição da pesquisa que avaliou esse quesito, em 2013, a UFJF subiu 60 posições em internacionalização.

O maior salto, no entanto, ficou com o índice de ensino. A UFJF passou da 31ª colocação para a 25ª na comparação com o último ano. 

Já em pesquisa se manteve na 15ª posição e em mercado subiu para 34ª. A única queda foi em inovação: a instituição passou a ser a 28ª colocada – anteriormente ocupava a posição de número 23. 

O pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, atribui o crescimento do ensino à contratação de docentes qualificados. 

“Tivemos um aumento significativo do quadro docente e quase todos que ingressaram nos últimos anos têm doutorado, possuem dedicação exclusiva e uma titulação elevada, isso conta muito para o ranking da Folha.”

Ainda segundo o pró-reitor adjunto, no ano passado a UFJF contabilizou um total de 1.521 docentes, destes, 1.046 têm doutorado; e 358, mestrado. Além disso, ele destaca que 1.261 profissionais têm dedicação exclusiva. 

Cursos de destaque
Entre os cursos da UFJF melhor avaliados as graduações em Farmácia e Serviço Social foram destaque, ambas ocupando a 13ª colocação. 

Segundo o diretor da Faculdade de Farmácia, José Otávio do Amaral Corrêa, a avaliação é resultado do trabalho desenvolvido dentro da sala de aula e da boa estrutura oferecida aos alunos nos projetos de extensão. 

Em relação aos cursos, o Ranking Universitário Folha avaliou os 40 graduações de maior demanda no país, de acordo com o Censo do Ensino Superior de 2014. 

Nessas listagens, são consideradas todas as instituições de ensino superior (universidade, centro universitário ou faculdade) que oferecem os cursos.

Além de Serviço Social e Farmácia, também tiveram boas colocações na UFJF os cursos de História (16º), Matemática (17º), Letras (20º) e Ciências Sociais (20º). A avaliação é baseada em dois indicadores: qualidade de ensino e mercado de trabalho.

Investimento nas pessoas
A vice-reitora Girlene Silva destaca o investimento na qualidade dos docentes e o esforço coletivo para que a universidade possa possibilitar melhor condições de trabalho para os funcionários da instituição. 

“A UFJF precisa continuar o investimento estrutural, pensando em melhorar as condições do trabalho dos docentes, mas também não podemos esquecer do investimento nas pessoas, ter mestrado e doutorado não encerra a formação do docente. Nós precisamos pensar as possibilidades para que nossos professores possam publicar, participar de grupos, fazer intercâmbio com os seus alunos, esse é um esforço é coletivo”.


tabela-ranking-folha-ufjf02 (1)
O RUF
O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. No ranking estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. 

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil.
da assessoria UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...