Pular para o conteúdo principal

ADVOGADOS ACUSADOS DE INTEGRAR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA SÃO PRESOS PREVENTIVAMENTE

MPMG ofereceu denúncia à Justiça pela prática de diversos crimes que teriam sido cometidos pelos advogados, incluindo falsidade ideológica e falsificação de documento. Um está foragido

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Bom Sucesso, na região Centro-Oeste do estado, e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia contra três advogados pela prática de diversos crimes incluindo apropriação indébita, falsidade ideológica e falsificação de documento. 

Dois advogados foram presos preventivamente e um terceiro está foragido. Os crimes, conforme as investigações, vinham sendo praticados desde 2014.

De acordo com a denúncia, presentes os indícios de autoria e prova da materialidade, a prisão preventiva é necessária para resguardar a ordem pública. 

O MPMG pediu ainda à Justiça que determine o bloqueio de bens (móveis e imóveis) e apreenda os telefones celulares utilizados pelos denunciados.

Segundo os promotores de Justiça Thiago Ferraz de Oliveira, Igor Serrano Silva e Daniel Ribeiro Costa, “os denunciados integraram-se em organização criminosa constituída com finalidade de obtenção de vantagem mediante a prática de crimes”. 

Ainda segundo os promotores de Justiça, “os denunciados são advogados e, utilizando-se de informações privilegiadas, angariavam a identidade de pessoas que estavam com o nome negativado junto aos órgãos de restrição (SPC/Serasa) e, aproveitando-se da ingenuidade e da falta de instrução delas, as captavam como clientes”.

Conforme apurou o Ministério Público de Minas Gerais, os denunciados contavam com apoio de uma pessoa identificada como “Nelinho”, responsável por fazer o contato inicial com as vítimas, promovendo a captação delas como “clientes” dos denunciados, sem esclarecimento quanto aos documentos que assinavam e qual a finalidade deles. 

Os denunciados, de posse da documentação colhida, ingressavam com ação declaratória, ganhavam a indenização perante o Poder Judiciário e, posteriormente, entregavam às vítimas uma quantia irrisória.

De acordo com a denúncia, para justificar a apropriação indébita, os denunciados faziam inserir declaração falsa em recibos de quitação e utilizavam esses documentos nos processos judiciais como forma de prestação de contas.

Ainda conforme a denúncia, em outra vertente, os denunciados, valendo-se de procurações supostamente falsas - fatos que estão sendo investigados em Procedimentos Investigatórios Criminais -, ingressavam com ações judiciais de exibição de documentos e inexistência de débito sem que as partes sequer tivessem conhecimento, angariando valores reconhecidos judicialmente como devidos a título de indenização.

Assim agindo, tendo os denunciados praticado o crime previsto no artigo 2.º da Lei 12.850/03 (organização criminosa), por uma vez; e artigos 299, caput, (falsidade ideológica); 304 (uso de documento falso) e 168, parágrafo 1.º, inciso III, todos do Código Penal, por duas vezes, na forma do concurso material, o MPMG requereu à Justiça que seja autuada e recebida a denúncia, instaurando-se a Ação Penal, a qual há de se imprimir o rito procedimental previsto no art. 386 e ss. do Código de Processo Penal, inclusive com a intimação das vítimas e testemunhas arroladas para serem ouvidas, prosseguindo-se até final decisão condenatória, suspendendo-se os direitos políticos nos termos do art. 15, inc. III, da Constituição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...