Pular para o conteúdo principal

ALUNOS DA UNIFEI REALIZAM O PROJETO “MANDANDO A REAL: UNIVERSIDADE”

Em vídeo, Ângelo Henrique explica qual é a proposta do site MR: Universidade
O site MR: Universidade apresenta o quadro "Dia a Dia Universitário", sempre com um vídeo postado semanalmente como uma forma de descontração

Os alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) Ângelo Henrique Munhoz Silva, do curso de Engenharia Mecânica; Pedro Augusto Souza Simões, de Engenharia Civil, e Reuder Marcos Moura Santana, de Engenharia da Computação, criaram o projeto “Mandando a Real: Universidade” (MR Universidade), que tem por objetivo mostrar como são os cursos oferecidos pelas universidades brasileiras.

Segundo Ângelo Henrique, a ideia de criar o projeto surgiu no final de 2015, pois na época, ao conversar com colegas que faziam o programa Ciência sem Fronteiras, estes haviam comentado que não sabiam se, quando voltassem ao Brasil, iriam continuar frequentando seus cursos.

Ângelo disse que tinha conversado também com alunos de diferentes cursos de outras universidades, constatando que o principal motivo da desistência era o fato de que os estudantes não sabiam como é o curso em sua prática e que, ao pesquisar sobre os cursos na internet, não são encontradas muitas informações além das que se referem ao mercado de trabalho e a grade curricular das faculdades. 

O acadêmico disse também que, na maioria dos casos, apenas quando o aluno já está fazendo o curso é que se consegue saber como ele realmente é.

No site do MR: Universidade podem ser acessados gratuitamente artigos e e-book's. Segundo os idealizadores, os textos disponibilizados são um complemento para os livros eletrônicos, oferecendo informações úteis não somente para a vida acadêmica, mas para a vida pessoal do estudante.

Os alunos responsáveis pelo projeto também disponibilizam vídeos em um canal no Youtube com entrevistas de alunos que já estão na universidade, apresentando experiências e dicas importantes. 

Alguns deles mostram como são as universidades, quais cursos oferecem e qual é a estrutura de cada uma em termos de salas de aulas e laboratórios, por exemplo.

E para quem pensa que a vida universitária é feita somente de estudos, o MR: Universidade apresenta o quadro "Dia a Dia Universitário", sempre com um vídeo postado semanalmente como uma forma de descontração, mostrando as demais atividades que os alunos realizam quando não estão estudando.

Os idealizadores também elencam as vantagens de os interessados se cadastrarem no MR: Universidade, como acesso a todo conteúdo do site por e-mail, material oferecido gratuitamente, prioridade de receber em primeira mão as novidades e acesso a dicas extras disponibilizadas apenas para assinantes.

Capa de um e-book disponibilizado no site MR: Universidade

Para acompanhar o canal do projeto no Youtube, basta acessar: https://www.youtube.com/channel/UCOQ2kGFKb1bxYF-U8qODSQw

Maiores informações também podem ser encontradas no site: https://www.mruniversidade.com/

Comentários

Unknown disse…
Muito obrigado pela divulgação, Sebastião!

Ficou muito legal o post!

Grande abraço, Ângelo Henrique

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...