Pular para o conteúdo principal

BARBACENA VOLTA A TER MAIOR NÍVEL DE ATIVIDADE ECONÔMICA NO ESTADO, APONTA INDICADOR DA UFJF


A Conjuntura e Mercados Consultoria, projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou os novos resultados do Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem) referente ao mês de julho deste ano.

Criado em 2016, o indicador é responsável por monitorar mensalmente a evolução da economia em todos os 853 municípios mineiros, a partir de aspectos relativos a mercado de trabalho, comércio exterior, renda e crédito (movimentação bancária) e arrecadação de impostos. 

Os resultados obtidos podem auxiliar na formulação de políticas de desenvolvimento regional e na tomada de decisão para a realização de investimentos privado, fornecendo informações para agentes públicos, investidores, pesquisadores, jornalistas e o público em geral.

Diferentemente de outros indicadores, como o PIB, o Iaem traz uma diversidade de dados que apontam não só a estrutura econômica, como também especialmente a conjuntura sobre as quais os dados se fundamentam.

Por meio de 23 variáveis sobre a economia local, o indicador identifica aspectos relativos ao mercado de trabalho, disponibilidade de crédito e liquidez, receitas do governo, capacidade produtiva e inserção internacional de cada um dos municípios, entre outros.

Os dados são obtidos por meio de fontes oficiais como ministérios, secretarias de Estado e Banco Central.

Mais depósitos
Segundo o indicador, Barbacena, no Campo das Vertentes, voltou a figurar entre as economias com maior nível de atividade econômica do Estado, o que não ocorrida desde abril deste ano. 

A cidade saltou da 46ª posição, em junho, para a 40ª em julho. Isso decorre do aumento do Índice de Atividade Bancária do município, incentivado pelo aumento dos depósitos à vista por parte do Governo.

Na mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, enquanto o mercado de trabalho apresentou resultados negativos no saldo de empregos da região, o município de Sete Lagoas exprimiu um ganho de posição do Iaem, devido ao aumento na geração de postos de trabalho. 

A cidade foi beneficiada com saldo positivo de empregos no setor de agricultura. Entretanto, apesar do bom resultado de Sete Lagoas, entre as cinco maiores economias do estado de Minas Gerais – em termos de PIB do ano de 2013 –  a cidade de Belo Horizonte foi a única que apresentou alta no Iaem.

Queda em JF
O município de Juiz de Fora registrou perda de abertura externa e queda na arrecadação de impostos, quando comparado ao mês de junho. 

A principal razão, segundo o Iaem, foi a diminuição das importações de produtos minerais, que registraram queda de 60,37% em comparação ao mês anterior. 

Na arrecadação, o principal motivo para a queda foi a redução na arrecadação do ICMS agrícola e nos repasses do IPVA, que registraram queda de 54,44% e 21,1%, respectivamente, quando comparado a junho.

Ubá, na Zona da Mata, segue sofrendo com a crise na indústria de confecções e moveleira da região. Nos sete primeiros meses do ano, o município acumula a perda de 264 postos de trabalho. 

Ainda na Mata Mineira, os municípios de Viçosa, Muriaé, Santos Dumont, Visconde do Rio Branco e Leopoldina foram destaque com ganhos de posição no ranking. 

O crescimento de Viçosa foi motivado pelo Índice de Abertura Externa (IAE), que captou os resultados das importações nos setores de agricultura e manufatura. Isso se deve ao aumento no número de pesquisas e parcerias realizadas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Em Leopoldina, o deslocamento do Iaem é explicado a partir da variação positiva no mercado de trabalho, tendo a indústria manufatureira como principal geradora de postos de trabalho.  

O município apresentou saldo de empregos positivo para os setores de Agricultura, Mineração e Manufatura, enquanto manteve um desempenho negativo no setor de Serviços. Em junho, todos os setores produtivos apresentaram queda no saldo de empregos.

Os resultados do Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem) para os demais municípios do estado de Minas Gerais podem ser encontrados na Nota Metodológica do Indicador de Atividade Econômica Municipal.
com assessoria UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...